Na quinta-feira (4), 45 estudantes dos cursos de eletromecânica e eletrotécnica do Instituto Federal da Bahia, (IFBA), em Barreiras, participaram de uma visita técnica à ABA – Manutenção de Aeronaves. A visita faz parte do Programa Educacional “Conhecendo Agro”, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que visa aproximar os estudantes do mundo do agronegócio e prepará-los para futuras carreiras no setor. A Abapa e a ABA já mantêm parceria na oferta de cursos voltados à capacitação profissional de executores e coordenadores de aviação agrícola.
“O Conhecendo o Agro tem como público alvo estudantes do Fundamental I e II, porém, o IFBA mostrou interesse em oferecer aos estudantes do Ensino Médio dos cursos de eletromecânica e eletrotécnica uma oportunidade de atuação, além da indústria. A ideia é apropriada porque existe uma demanda crescente no mercado agrícola, então, estamos estreitando o diálogo, esta visita é o passo inicial para uma construção coletiva de uma parceria entre a Abapa, ABA e IFBA”, destacou o diretor executivo da associação agrícola, Gustavo Prado.
Recepcionados pelo engenheiro responsável pela oficina de manutenção da ABA, Gustavo Monteiro Monasterio, os estudantes, acompanhados por professores, conheceram as instalações da empresa, os passos para se tornarem mecânicos de manutenção aeronáutica certificados pela ANAC, as aeronaves no hangar e o mercado profissional para mecânicos. A iniciativa foi elogiada pela coordenação dos cursos, considerando a visita técnica uma oportunidade para os estudantes aprenderem mais sobre o setor agrícola e as possibilidades de carreira na área de manutenção de aeronaves.
“A gente está buscando parcerias entre a instituição pública de ensino e outras entidades como a Abapa, não temos cursos direcionados ao agro, mas nossos cursos produzem profissionais que poderão atuar no setor. Então já existe a ideia de juntos, IFBA, Abapa e ABA oferecerem um curso de extensão na área da aviação agrícola. É muito bom a gente olhar para frente e ver que essas relações apontam para evolução e resultados positivos para o conjunto”, disse o professor Frederick Coutinho Barros.
O empresário Ruddigger, proprietário da ABA Manutenção de Aeronaves, também expressou seu apoio à iniciativa, destacando a importância de capacitar jovens para atender à demanda por profissionais qualificados no setor do agronegócio. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de contribuir, será um marco importante para o agro e para toda a região Oeste”, disse.
Assessoria de imprensa Abapa