A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou, nesta segunda-feira (20), a abertura oficial da Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes intitulada Faça Bonito. A iniciativa conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
Na abertura do evento, que aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, teve a presença da secretária de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira; da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social em Barreiras (Creas), Kharolynne Mesquita; da presidente do CMDCA, Amanda Carla Pereira; do defensor público Jean Carlos; da subsecretária de Educação, Olívia Sampaio; da subsecretária Maritânia Gonçalves;da delegada da DEAM, Marília Matos; e demais representantes de entidades que compõem a Rede de Proteção.
A campanha prevê a realização de 12 ações, entre os dias 18 de maio e 18 de dezembro, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação e órgãos de proteção à criança e adolescente. Cada ação terá um público-alvo específico, com o objetivo de envolver o maior número de pessoas. “Teremos ações voltadas para as famílias, para as crianças, para os professores e para os agentes de saúde. Estamos planejando envolver a cidade inteira, tanto da rede pública quanto particular”, destacou a coordenadora Creas, Kharolynne Mesquita Crisóstomo.
A programação inclui palestras para crianças e adolescentes em escolas públicas e particulares, oficinas para professores da rede pública e privada de ensino, e esforços para reduzir a incidência de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco. Estas ações estão alinhadas tanto com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, quanto com o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, 12 de junho.
Na palestrante de abertura, o vice-presidente do CMDCA, Diego Toyonaga, discorreu sobre “O papel da Rede de Proteção na luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”. Conforme a secretária de Assistência Social e Trabalho, a iniciativa une esforços públicos e privados com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
“Uma das piores formas de trabalho infantil é a exploração sexual de crianças e adolescentes, e a campanha busca vincular os esforços de combate a ambas as violações de direitos. A Campanha Faça Bonito é alusiva ao 18 de Maio, e, neste mês que comemoramos os 133 anos de emancipação política de Barreiras, estamos enfatizando esse tema com toda Rede de Proteção. Seguiremos com essa tese sendo articulada com todo município na busca de políticas públicas e sociais em favor das crianças e adolescentes em Barreiras” ressaltou a secretária Gabriela Nogueira.
Dircom