Nessa semana especial em que a Capital do Oeste comemora seus 133 anos de emancipação política, a Secretaria de Saúde de Barreiras proporciona várias ações de saúde pública para a população, entre elas, o mutirão de cirurgias de vasectomia e de consultas pré-operatórias realizadas nesta quarta-feira (22), no Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH).
10 homens compareceram ao Centro Especializado para realizar as cirurgias de vasectomia e, outros 10 já iniciaram os procedimentos pré-operatórios com consultas médicas e orientações. As cirurgias foram realizadas pelo médico cirurgião Dr. Luciano Trindade, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Hélio Cristiano, morador do bairro Bela Vista, estava bem ansioso para o procedimento. Ele conta que a decisão foi tomada entre seus familiares. “Já tenho meus três filhos, por isso, após o planejamento familiar realizado na Unidade de Saúde e também por entender que a recuperação é mais fácil do que as cirurgias realizadas nas mulheres, assim, conversando com minha esposa e filhos, resolvi realizar essa cirurgia que foi conduzida de maneira rápida, sem muita burocracia”, disse enquanto aguardava pelo início da cirurgia na sala pré-operatória.
O CEAH funciona na Rua Aníbal Alves Barreiras, nº 398, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18h, e oferta para o público masculino os serviços de procedimento médicos, consultas com urologistas e psicólogo, atendimento de enfermagem, ultrassom de próstata e vias urinárias, e ainda, a realização de pequenas cirurgias como lipomas, cistos sebáceos, verrugas vulgar e lesões de pele para biópsia, biópsia de próstata que é um exame específico e fundamental na tomada de decisão de urologistas em relação ao tratamento, entre outros pequenos procedimentos.
Conforme o coordenador do Centro Especializado, José Itamar, hoje no município não há fila de espera para as cirurgias de vasectomia. Para os homens que desejam realizar esse procedimento, o primeiro passo é procurar a unidade de saúde referência de seu bairro, iniciar o planejamento familiar e solicitar o procedimento.
“As Unidades Básicas de Saúde fazem todo o acolhimento, avaliam a documentação necessária e a partir daí, encaminham para o CEAH. Atendemos também aqueles pacientes que têm comorbidades, problemas crônicos, como pressão alta, diabetes, e aqueles acima de 45 anos, após um exame pré-operatório básico e visita de ambientação que realizamos com todos os pacientes. As cirurgias de vasectomia são rápidas e em cinco dias o paciente já pode retornar às suas atividades normalmente”, pontuou José Itamar.
Dircom