Neste domingo (02), morreu aos 105 anos Eurypedes Lacerda Pamplona, ex-combatente e único barreirense que lutou na Segunda Guerra Mundial. Eurypedes Lacerda Pamplona nasceu em 10 de junho de 1919, na Rua Barão de Cotegipe, e foi o quinto dos sete filhos de Manoel Pamplona e Arlinda Lacerda. Ainda jovem, alistou-se no Tiro de Guerra 128, antigo quartel da cidade, e extinto ainda na década de 30.

Pouco depois de cumprir o serviço militar, mudou-se para tentar ganhar a vida no Rio de Janeiro, então capital federal, onde foi convocado para retornar às fileiras do
Exército Brasileiro após o afundamento dos navios mercantes brasileiros pelos submarinos alemães. O Cabo Pamplona combateu no Teatro de Operações da Itália sob o rigoroso inverno europeu, na função de atirador da metralhadora Ponto 50. Após dez meses, regressou ao Brasil vitorioso, mas carregando os traumas do conflito após presenciar a morte de vários amigos, metralhados nos campos de batalha.

Certamente, o jovem foi o Lacerda Pamplona que mais perto esteve diante da morte. Ironicamente, ele completou 101 anos de idade, tempo suficiente para ter acompanhado o falecimento dos pais, de todos os seus irmãos (tanto os mais velhos, quanto os mais novos), e do seu filho Éverson Pamplona, falecido em janeiro de 2019.

O Site Mais Oeste presta as devidas condolências aos familiares desse herói barreirense.

Comentário desabilitado.