O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou, nesta terça-feira (11), em visita à Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, a segunda etapa do “Plano ABC + Bahia”, com a implantação do projeto de redução de carbono. O plano tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana, priorizando a sustentabilidade e a adaptação às mudanças climáticas.
“Nós queremos, cada vez mais, fazer a produção de energia descarbonizada. Tivemos o mapa da energia solar, o mapa da energia eólica, agora o mapa do hidrogênio verde. Quanto mais o oeste se vale de consumir uma energia limpa, a gente vai ajudando essa coisa acontecer”, comentou o Jerônimo Rodrigues.
A portaria instituindo o “Plano ABC + Bahia” foi publicada no início do ano com a previsão de lançamento na maior feira de tecnologia agrícola e negócio do norte e nordeste, a Bahia Farm Show. O governador estava acompanhado do secretário da Agricultura do estado, Wallison Tum, do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, além de outras autoridades. “Quanto mais a gente desmatar ou trazer para a economia dejetos que só ajudam a gente a queimar a nossa camada de ozônio é ruim. E olhe que, o que aqui estamos fazendo, não é da cabeça da Seagri, é da cabeça dos movimento, inclusive, principalmente, dos empresários que têm interesse nisso”, complementou o governador.
O plano, também conhecido como “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Plano de Agricultura de Baixo Carbono”, prevê ainda a recuperação de áreas degradadas, adoção de sistemas sustentáveis de produção e uso de tecnologias inovadoras.
Este foi o primeiro dia de abertura da Bahia Farm para o público em geral. Até o próximo sábado (15), quem for à feira poderá visitar estandes de alta tecnologia no campo do agro, de carros, aviões, produtos agrícolas, entre outros montados numa área de 246 mil metros quadrados.
Durante toda a semana, serão vendidos maquinários e equipamentos agrícolas, defensivos e pulverizadores, fertilizantes, aviões, tratores e outros veículos, irrigadores, drones, além de softwares e equipamentos de informação em tempo real, e muito mais.
Fonte//G1 – Foto//Lo-Hanna Nunes/g1 Bahia