A estiagem no Oeste da Bahia chegou mais cedo. A falta de chuva, ventos fortes e altas temperaturas já provocam ocorrências de incêndios florestais na região. Neste mês de junho, os bombeiros já registraram 40 ocorrências no município de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Bahia, 305 focos de incêndios foram registrados em junho, número 10% maior do que a média histórica do mês.
De acordo com a 2° Companhia de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães, o calor é a principal causa dos incêndios, pois as altas temperaturas causam ressecamento da vegetação, e consequente queda de material orgânico no solo.
O Inmet emitiu alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para as seguintes cidades do oeste baiano: Correntina, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Cristópolis e Cocos. Na terça-feira (25), o fogo destruiu uma vegetação nativa perto do Loteamento Luar do Oeste, em Luís Eduardo Magalhães. Com o vento forte, as chamas se alastraram rapidamente e atingiram uma fazenda de feno.
Bombeiros estiveram no local e, além disso, máquinas e caminhões da prefeitura foram acionados para combater o incêndio. O fogo foi controlado e ninguém ficou ferido. Em Barreiras, na segunda-feira (24), queimadas foram registradas em uma área de vegetação, entre os bairros de Alphavile e Jardim Vitória.
De acordo com informações do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), as chamas sugiram através da queima de pneus, e o fogo se alastrou para a mata. Apesar da grande quantidade de fumaça, o incêndio foi controlado em poucas horas.
Foto//Corpo de Bombeiros