Uma semana após o início do inverno no Brasil, a cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, registrou a menor temperatura da região Nordeste nas últimas 24h. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em boletim divulgado na quinta-feira (27).

Historicamente, as menores temperaturas do país são registradas no sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os termômetros chegaram a 0,5ºC negativos na cidade de Bom Jardim da Serra – Morro da Igreja, em Santa Catarina.

Na Bahia, o frio passa longe das temperaturas negativas, mas, quando comparados os termômetros com outras cidades do Nordeste, os registros ocupam a primeira posição no ranking do “invernou”.

A cidade de Correntina é um outro exemplo do frio baiano. Assim como Barreiras, também fica no oeste e entrou na lista das mais frias do Nordeste nas últimas 24h, após os termômetros atingirem 12.5ºC.

No nordeste, o ranking do frio ficou da seguinte forma neste período:

  1. Barreiras (BA), com 12.4ºC
  2. Correntina (BA), com 12.5ºC
  3. Arco Verde (PE), com 13ºC
  4. Vitória da Conquista (BA), com 13.3ºC
  5. Luís Eduardo Magalhães (BA), com 13.6ºC

Curiosamente, além de fazer parte do ranking das menores temperaturas registradas, Barreiras também integra o ranking das maiores. Nas últimas 24h, os termômetros também chegaram a 34.3ºC, a maior temperatura de todo o estado.

Isso significa que, em Barreiras, a amplitude térmica ao longo do dia pode chegar a 21.9ºC.

Fonte//G1

Comentário desabilitado.