Começa nesta terça-feira (9), em Luis Eduardo Margalhães, no oeste da Bahia, o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que traz como parceira a empresa JCO Bioprodutos. O evento segue até quinta – feira (11), no Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), no Complexo da Bahia Farm Show. Esta é a primeira vez que a região sedia o encontro.
De acordo com a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direta (FEBRAPDP), que organiza o evento, este ano, o tema central será a produção sustentável de alimentos, fibras e energia e estarão presentes especialistas em agricultura, produtores rurais e diversos profissionais do setor.
A FEBRAPDP estima que mais de 800 pessoas participem do evento, entre agricultores, empresários, pesquisadores, cooperativas e empresas de vários países, entre outros.
Segundo Luiz Pradella, vice-presidente da Federação, “a importância do tema Plantio Direto, não é somente para produtores, agrônomos, pesquisadores, mas sim para a sociedade em geral, porque o tema é amplamente discutido na área da sustentabilidade econômica, ambiental e social”.
A programação do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto conta com palestras, debates, apresentações de experiências sustentáveis e práticas de campo com estações interativas. Ou seja, durante três dias, o evento oferecerá palestras e debates de alto nível com conceituados especialistas em agricultura do Brasil e do mundo, além de produtores rurais de sucesso que compartilharão suas experiências em diversas regiões do país e hoje estão colhendo os frutos de uma agricultura melhor e mais sustentável através do Sistema de Plantio Direto (SPD).
O evento terá espaço para submissão e exposição de resumos na modalidade técnicos ou científicos que abordem as práticas da agricultura sustentável, além da modalidade de textos livres, onde qualquer pessoa poderá expressar textos opinião, relatos de experiências e contextos históricos relacionados ao SPD.
Está ainda prevista na programação a tradicional tarde de campo com suas estações interativas, que está sendo preparada na área da estação experimental da fundação Bahia. E serão disponibilizadas visitas organizadas pelas empresas patrocinadoras no dia 12/07, após o evento.
Vale ressaltar que o Sistema Plantio Direto é uma abordagem agrícola voltada para a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável em harmonia com a natureza, fundamentada em três princípios: a não perturbação do solo (limitada às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a manutenção permanente de cobertura do solo, (preferencialmente com plantas vivas ou mortas), e a rotação e diversificação de culturas.
Fonte//Assessoria da JCO Bioprodutos