A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou uma anuência inédita para a liberação de obras no Aeroporto de Barreiras, entre 27 de julho de 2024 e 19 de março de 2025. A licitação do novo terminal de passageiros agora depende da autorização do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A anuência da ANAC significa que o cronograma e o planejamento de intervenções no sítio aeroportuário, enviados pelo Estado, foram aprovados. O prazo da anuência pode ser alterado conforme o andamento das etapas de execução.
Como o projeto é financiado pelo Fundo Nacional de Aviação Civil, o projeto básico precisa ser aprovado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A responsabilidade pela licitação e execução das obras é do Estado da Bahia. Após a conclusão dessa etapa, o processo seguirá para a licitação e execução das obras. Para avançar para a etapa de licitação e execução, o Governador Jerônimo Rodrigues deverá assinar o termo simbólico e publicar o edital no Diário Oficial do Estado.
Após a ampliação, o Aeroporto Regional do Oeste terá capacidade para operar aeronaves 737.800 MAX e atenderá até 250 passageiros por hora no novo terminal. Além da anuência da ANAC, o aeroporto já possui licença ambiental para as intervenções necessárias.
Fonte://Caso de Política