Um homem foi preso pela Polícia Federal na terça-feira (20), na operação “El Patron”, que investiga o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, mais conhecido como Binho Galinha. Ele é suspeito de chefiar uma milícia responsável por lavagem de dinheiro em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

A ação desarticula uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogos de azar, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, além envolvimento com milicianos. O homem detido era foragido da Justiça desde 7 de dezembro de 2023, data em que foi deflagrada a operação. Ele não teve nome divulgado e recebeu voz de prisão ao sair de um condomínio.

O investigado é apontado como um dos operadores financeiros da organização criminosa. Ele é suspeito de recepcionar em sua conta bancária elevadas quantias transferidas pelos outros indiciados, com o objetivo de disfarçar a origem ilícita dos valores e desconexão com as atividades criminosas.

Com ele, foram apreendidos um veículo, uma pistola e celulares. Os materiais serão encaminhados para perícia. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou, por meio de nota, que o investigado também é suspeito de tráfico de drogas e homicídio.

A ação integrada foi realizada pela Força Correcional (FORCE) da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública, do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil e da Polícia Federal. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana.

Por meio de nota, o deputado Binho Galinha reafirmou que está à disposição do poder judiciário e das autoridades competentes para esclarecer qualquer questão que envolva o nome dele. “O deputado Binho Galinha venho a público me manifestar sobre as investigações relacionadas à Operação El Patrón. Ele volta a afirmar que está totalmente à disposição do poder judiciário e das autoridades competentes para esclarecer qualquer questão que envolva meu nome.

Desde o início das investigações, ele colabora ativamente com as autoridades, fornecendo todas as informações necessárias para que a verdade seja apurada. O deputado reitera seu compromisso com a transparência e a justiça, acreditando no trabalho das instituições.”

Fonte//G1

Comentário desabilitado.