Bruno Reis, do partido União Brasil, foi reeleito prefeito de Salvador neste domingo (6). O candidato teve 78,67% dos votos, conforme apurado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Foram 266.282 votos a mais do que em 2020, quando ele conquistou o posto pela primeira vez.
O político vai comandar a capital baiana por mais quatro anos, com Ana Paula Matos (PDT) como vice.
Com apoio de 13 partidos na coligação “O Trabalho Não Para” — União, Republicanos, PP, PDT, PL, PRD, DC, PRTB, Novo, Mobiliza, PMB e a Federação PSDB-Cidadania —, o atual gestor da cidade venceu a disputa eleitoral contra outros seis candidatos. Brancos e nulos somaram 11,03%. Kleber Rosa (PSOL) terminou em segundo lugar, com 10,43% dos votos. Na sequência, ficaram:
- o vice-governador Geraldo Júnior, com 10,33% dos votos;
- Eslane Paixão (UP), com 0,41%;
- Giovani Damico (PCB), com 0,10%;
- Victor Marinho, com 0,04%;
- Silvano Alves, com 0,01% — os votos dele foram categorizados como “anulado sub judice”, quando são desconsiderados até a conclusão do julgamento sobre a validade da candidatura.
Após os discursos, ele seguiu para o bairro de Paripe, no subúrbio da capital baiana, e celebrou o resultado da campanha em cima do trio elétrico da banda Psirico. Em entrevista à TV Bahia, Bruno Reis atribuiu a vitória ao “resultado de um trabalho”. O prefeito se emocionou com a expressividade da votação. “O percentual de votos que nós estamos tendo é justamente o mesmo da avaliação do nosso governo. Nós estávamos com quase 80% de aprovação e eu tinha essa certeza de que depois de um resultado administrativo, de muitas entregas de projetos e programas que ajudaram a transformar a vida das pessoas, o resultado político viria”.
Fonte//G1