A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, em contato direto com a Defensoria Pública, realiza acompanhamento e o acolhimento de cinco famílias venezuelanas que se encontram na Praça Castro Alves, Centro, desde a última quarta-feira (6). No total, são 17 crianças e 14 adultos que chegaram das cidades de Vitória da Conquista e Belo Horizonte. Duas delas já são recorrentes no município e estiveram em Barreiras em setembro de 2023, quando foram amparadas e receberam apoio para retornarem aos seus lugares de origem, conforme o seu desejo.

Dentre as ações de acompanhamento realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, por meio da equipe de abordagem do Centro POP e do Conselho Tutelar, está sendo feito o levantamento das necessidades básicas das famílias, a oferta de alimentação e acesso a serviços como saúde e educação. A secretária Gabriela Nogueira, ressalta que todas as famílias estão incluídas no Auxílio Bolsa Família, assim como estão sendo assistidas com a oferta de alimentação no Centro POP e recebendo orientações para que eles também tenham autonomia para decidirem sobre sua permanência ou deslocamento.

“Pela segunda vez o município recebe essas famílias que pedem apoio para se instalarem com segurança, estamos fazendo estrategicamente, junto com a Defensoria Pública, algumas intervenções que estão no alcance do município, a exemplo da oferta de alimentação e a condução dessas crianças e adolescentes para locais apropriados. É importante destacar, que buscamos promover a inclusão e o respeito aos direitos humanos, mas as famílias precisam entender também as suas obrigações e cooperar para que essas iniciativas alcancem resultados positivos”, explicou.

Dircom

Comentário desabilitado.