Nesta quinta-feira (27), aconteceu na Central de Abastecimento Farmacêutica de Barreiras (CAF), a primeira reunião para a criação do Grupo de Trabalho da Assistência Farmacêutica Municipal, cujo objetivo é o de ampliar a promoção do uso racional de medicamentos, elaborando normas e procedimentos operacionais, identificando direções e estratégias de aperfeiçoamento, ainda, fortalecer o cuidado farmacêutico em suas diversas linhas de atuação.
Essa reunião é um desdobramento após publicação da Portaria GM/MS nº 4.379, que estabelece as Diretrizes Nacionais do Cuidado Farmacêutico no SUS, no dia 14 de junho, pelo Ministério da Saúde. Conforme a coordenadora da CAF, as diretrizes têm como objetivo garantir um atendimento mais seguro, eficiente e acessível, bem como, facilitar os investimentos necessários, revisão da farmacoterapia, desenvolvimento de protocolos clínicos de cuidado, capacitação de farmacêuticos, gestores e outros profissionais de saúde.
“A iniciativa é de extrema relevância para a toda a nossa população, pois ter um grupo de trabalho como referência poderá otimizar as estratégias e garantir avanços tanto na gestão de medicamentos quanto no cuidado farmacêutico. Este é o primeiro passo em busca da consolidação do cuidado e melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes”, frisou Érica Lacerda.
Nesse primeiro momento, estiveram presentes farmacêuticos que atuam no SAMU, Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), Centro de Especialidades Leonídia Ayres, Hospital da Mulher, Hospital Municipal Eurico Dutra, Farmácia Cidadã I e II, Central de Abastecimento Farmacêutico, e Assistência Farmacêutica, e ainda, da Universidade Federal da Bahia (Ufob), Uninassau, Complexo Penitenciário, Hospital do Oeste, Clínica AMO Oeste, entre outros.
Dircom
Sem comentário