O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, atualmente é referência na região em oferta de serviços de alta complexidade em Ortopedia, a exemplo de cirurgias do trauma ( fraturas em geral) serviço de cirurgia da mão, quadril e joelho. Somente no campo ortopédico, o complexo hospitalar realiza anualmente cerca de 10 mil intervenções, entre atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas e de urgência, tudo através do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É um serviço realmente diferenciado, com profissionais altamente gabaritados, alguns egressos do nosso serviço de residência médica em ortopedia. Chegamos a taxas de resolutividade que ultrapassam 80%. Nossa unidade dispõe de 35 leitos, além de profissionais especialistas. Aliado a isso, tempos um baixíssimo índice de contrarreferência tentando assim manter nosso alto índice resolução aqui na região oeste. Quase não enviamos pacientes para outras unidades, pois realizamos todas as cirurgias do trauma que chegam ao hospital”, ressalta o médico Felipe Sodré, coordenador médico da Ortopedia do HO.
Graças a estrutura implantada, a unidade tem condições de atender a população em casos diversos, a exemplo de cirurgias com fraturas expostas; cirurgia de quadril e acetábulo (artroplastia, remoção ou substituição de parte da articulação do quadril ou do fêmur por uma prótese); procedimentos em membros superiores e inferiores ( hastes intramedular, anterógrada e retrógrada, placas com técnicas minimamente invasiva, ou intervenções que necessitem de osteossíntese (união das extremidades de um osso fraturado com dispositivos mecânicos) por meio de placa, parafuso, haste ou cimento ósseo.
Assessoria HO
Sem comentário