Dando continuidade às ações para a implantação do projeto de coleta seletiva “Recicla Mais Barreiras”, foi realizada nesta terça-feira (14), na sede da Prefeitura uma reunião com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, secretários municipais, e do presidente da Associação/Rede Recicla, João Paulo. Esse encontro foi mais um passo na organização e estruturação para o lançamento do programa, previsto para fevereiro.
A primeira reunião sobre o projeto aconteceu no último dia 8 e marcou o início do planejamento estratégico para a implantação do programa de coleta seletiva. Agora, com a ampliação do debate entre as Secretarias e a Rede Recicla, foram definidos novos encaminhamentos para garantir que o projeto seja executado de forma eficiente e sustentável.
Entre as principais ações definidas está a elaboração de um decreto municipal, já em fase de finalização, que regulamentará a coleta seletiva no município. Além disso, será criada uma comissão responsável pela coordenação dos trabalhos e realizado um levantamento dos prédios públicos onde a coleta seletiva será inicialmente implantada.
Durante a reunião, os secretários contribuíram com ideias e sugestões para o desenvolvimento do programa, como a implantação de postos de coleta seletiva nos prédios públicos e nas escolas como forma de envolver os alunos e torná-los disseminadores da importância da reciclagem, fortalecendo a conscientização ambiental e transformando as escolas em espaços de formação de opinião.
O prefeito da Capital do Oeste destacou a importância do engajamento de todas as secretarias na construção do projeto. “Esse projeto vai trazer benefícios diretos para as pessoas, promovendo sustentabilidade e inclusão social. A princípio, o projeto será implantado nos órgãos públicos municipais e, posteriormente, irá alcançar a população com a coletiva seletiva de porta em porta, essencial para que a população receba as orientações de como fazer o descarte correto. Com o empenho de todos e a participação da comunidade, Barreiras vai avançar ainda mais nesse importante compromisso ambiental”, afirmou Otoniel Teixeira.
O presidente da Rede Recicla, João Paulo, ressaltou a importância do planejamento estratégico para o sucesso do projeto. “Precisamos entender todo o processo para depois repassá-lo à população. Esse primeiro momento é para estruturar ações estratégicas e definir como será o funcionamento da coleta seletiva. É essencial que a população participe ativamente desse processo”, explicou.
A reunião contou com a participação do chefe de gabinete Júnior Sampaio, do procurador adjunto Márcio Santos e dos secretários: Gislaine Barbosa (Administração), Virgulino Pinto (Cultura e Turismo); Baltazar Guimarães (Esportes, Juventude e Lazer); Ten. Cel. Fábio Santana (Segurança Cidadã e Trânsito); Versiany de Paula (Controladoria Geral); Larissa Barbosa (Saúde); Joaquim Neto (Agricultura e Tecnologia); Marden Lucena (Fazenda), Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Bruno Castro (Infraestrutura), Moriá Hummel (Indústria e Comércio) reforçando o esforço conjunto da gestão municipal para garantir o sucesso do projeto.
Dircom
Sem comentário