A Prefeitura de Barreiras deu mais um passo para a implantação da coleta seletiva no município com a realização de um encontro estratégico, nesta terça-feira (4), no gabinete municipal. A reunião contou com a presença do prefeito Otoniel Teixeira, secretários municipais e representantes da Associação/Rede Recicla, consolidando as diretrizes para o lançamento oficial do Programa Recicla Mais Barreiras.
Durante o encontro, foi apresentada a Comissão de Implementação da Coleta Seletiva Solidária, formada por membros das Secretarias de Indústria, Infraestrutura, Agricultura, Procuradoria, Meio Ambiente, Educação e pela empresa Recicla Mais. Além disso, o coordenador da Associação/Rede Recicla, Heleno da Silva, entregou um formulário aos secretários para levantamento de informações sobre a gestão de resíduos sólidos nos órgãos públicos municipais.
A estruturação do programa tem como base o Decreto Municipal nº 6 de 15 de janeiro de 2025, que institui o Recicla Mais Barreiras com foco na gestão integrada de resíduos sólidos, promovendo conceitos como coleta seletiva, economia circular, sustentabilidade e reciclagem. Segundo o prefeito Otoniel Teixeira, neste primeiro momento, o programa será implantado nos prédios públicos sob responsabilidade da administração direta e indireta do município, incluindo escolas, unidades de saúde e secretarias municipais, que deverão realizar a separação dos resíduos na fonte geradora e destinar corretamente os materiais recicláveis.
“A estruturação da coleta seletiva em Barreiras será baseada em dois pilares essenciais: educação e sustentabilidade. Queremos criar uma nova cultura no município, incentivando práticas sustentáveis e garantindo que os resíduos recicláveis tenham a destinação correta. Começaremos pelos prédios públicos, mas nossa intenção é expandir essa iniciativa para toda a cidade, beneficiando tanto o meio ambiente quanto os catadores que atuam no município”, destacou o gestor Otoniel Teixeira.
Com a estruturação do Recicla Mais Barreiras, o município reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social, preparando-se para dar um grande passo na gestão ambiental e na valorização do trabalho dos catadores. O secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior, reforçou que o programa será oficialmente lançado ainda neste mês de fevereiro e dará total suporte aos mais de 70 catadores que iniciarão as atividades durante o Barreiras Folia 2025, o maior carnaval do interior da Bahia.
“O Recicla Mais Barreiras chega para transformar a forma como lidamos com os resíduos sólidos no município. Além da coleta seletiva, o programa prevê o fortalecimento dos catadores e ações sociais que garantam melhores condições de trabalho e inclusão social para esses profissionais”, afirmou o secretário.
Dentro das ações do programa, também foi apresentado o Projeto Ação Social Cuidar Pra Reciclar, que terá um olhar especial para os trabalhadores da reciclagem e suas famílias. A iniciativa promoverá atendimentos sociais, orientações sobre saúde preventiva, assistência social, educação, infraestrutura e outros serviços essenciais.
Dircom
Sem comentário