Salvador recebe nesta quinta-feira o lançamento do livro “Viver é Perigoso”

Salvador recebe, nesta quinta-feira (11), o lançamento de “Viver é Perigoso”, primeiro livro de Marcelo Freixo, escrito em parceria com Bruno Paes Manso (“A Guerra: A Ascensão do PCC”, “A Fé e o Fuzil” e “A República das Milícias”) e publicado pela Editora Planeta. O encontro acontece às 19h, no Bar Velho Espanha (Rua General Labatut, 38, Barris), e contará com debate e sessão de autógrafos, com participação de Maria Marighella.

“Viver é Perigoso” percorre a trajetória de Marcelo Freixo como professor, ativista e político a partir de episódios que atravessam a história recente do Rio de Janeiro. O livro revisita momentos como o enfrentamento às milícias, a atuação na CPI das Milícias, os bastidores do sistema prisional e o impacto de casos que marcaram a vida pública brasileira, entre eles o assassinato da vereadora Marielle Franco.

A obra combina análise política e relatos pessoais para apresentar um panorama das transformações sociais e institucionais vividas pelo país nas últimas décadas. Das negociações dentro de presídios ao enfrentamento do crime organizado, Freixo compartilha experiências que ajudam a compreender algumas das principais questões da segurança pública brasileira.

O livro conta com texto de orelha assinado pelo ator e diretor Wagner Moura. “A rebelião em Bangu, a CPI das milícias, os assassinatos de Marielle e Anderson, as campanhas para deputado, prefeito e governador do Rio são fatos que marcaram a história da cidade e mudaram para sempre a vida dele”, escreve. “Este livro é um relato íntimo e de interesse público”.

“Viver é Perigoso” é um convite à reflexão sobre os desafios da democracia, da segurança pública e do combate à violência em um dos períodos mais complexos da história recente do Brasil.

SERVIÇO
Lançamento de “Viver é Perigoso” em Salvador
Data: 11 de junho de 2026
Horário: 19h
Local: Bar Velho Espanha
Endereço: Rua General Labatut, 38 – Barris – Salvador (BA)
Participação: Maria Marighella

FICHA TÉCNICA
Título: Viver é Perigoso
Autores: Marcelo Freixo e Bruno Paes Manso
ISBN: 9788542239614
Páginas: 272
Preço livro físico: R$ 67,90
Editora Planeta

SOBRE OS AUTORES
MARCELO FREIXO
é professor, ex-deputado federal (2019-2023) e ex-deputado estadual (2007-2019). Em 2023, foi nomeado presidente da Embratur, cargo que ocupou até 2025. Este é seu primeiro livro, publicado pela Editora Planeta.

BRUNO PAES MANSO é autor de “A Guerra: A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil”, em coautoria com Camila Nunes Dias, “A República das Milícias”, “A Fé e o Fuzil”, entre outros livros. É professor de jornalismo da FAAP e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).

ASCOM

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima