Falando sério, quero fazer uma pergunta aos leitores desta coluna: quem corrompe quem? São os candidatos que corrompem os eleitores ou são os eleitores que corrompem os candidatos?
Na primeira eleição em Luís Eduardo Magalhães, ano de 2000, eu estava trabalhando com uma candidata a vereadora e no curso da campanha cheguei em um casa onde haviam cartazes, adesivos e camisetas de 4 candidatos diferentes. A dona da casa muito solicita me disse: “avisa sua candidata que se ela conseguir 10 mil blocos ela terá 10 votos aqui em casa”. Pela quantidade de pessoas “apoiadas” por tão ilustre família devem ter construído um palácio com os blocos obtidos.
Nas eleições de 2012 uma campanha foi lançada aqui em Luís Eduardo pela igreja católica, sob a tutela de Padre Cristiano e com apoio da OAB/LEM, presidência da Dra. Valdete Stresser, de combate a corrupção.
Foram distribuídos adesivos, como o que ilustra esta coluna, além de cartilhas para a população. O resultado foi positivo, principalmente no critério conscientização e veiculação da ideia.
Incutir na população o critério de seriedade, honestidade, transparência, jogo limpo é muito importante e hoje, com operações como a lava jato, onde vemos políticos presos por roubarem dos seus eleitores, temos que trazer os valores de volta a tona, impô-los na raiz de nosso subconsciente, de nosso consciente e dizer que não vendo meu voto, pois ele não tem preço, tem consequência, e sérias, por sinal.
Eu nunca vendi um único voto em toda minha vida e não me sinto o maioral por dizer isso, pois isso tem que ser o nosso padrão e não a nossa exceção. E a regra e a regra é clara: NÃO A CORRUPÇÃO ELEITORAL! Isso vale de norte a sul, de leste a oeste, do Oiapoque ao Chuí e vice-versa.
DIGA NÃO A CORRUPÇÃO ELEITORAL, SEJA VOCÊ CANDIDATO, SEJA VOCÊ ELEITOR!
Estão querendo reavivar este projeto para estas eleições, porém é triste tem que usar de expediente desta natureza quando isso já deveria estar incutido no seio, na alma, no espectro do eleitor brasileiro. Mas se é necessário então vamos a luta. A partir desta semana estarei conversando com o Presidente da OAB/LEM Dr. Gilvan Antunes para encamparmos esta campanha e junto com a sociedade civil organizada realizarmos este trabalho.
Quem quiser vir é muito bem vindo e quem quiser replicar a ideia em seu município só terá a ganhar. Temos que mostrar para os candidatos e para os eleitores que não aceitamos corrupção em esfera alguma.
DIGA NÃO A CORRUPÇÃO ELEITORAL, SEJA VOCÊ CANDIDATO, SEJA VOCÊ ELEITOR!
E VIVA O CANDIDATO/ELEITOR BRASILEIRO!