Falando sério, você sabe que dia é hoje? Dia 16 de agosto de 2016. Certo e o que mais? Hoje começam as campanhas eleitorais para prefeito e vereador.
16 de agosto – terça-feira – (47 dias antes)
- Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral.
- Data a partir da qual os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.
- Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.
- Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.
- Data a partir da qual, independentemente do critério de prioridade, os serviços telefônicos, oficiais ou concedidos, farão instalar, nas sedes dos diretórios devidamente registrados, telefones necessários, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas.
- Data a partir da qual, até as 22 horas do dia 1º de outubro, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites e as vedações legais.
Não vou, em hipótese alguma, explicar os itens acima, mas vou tratar do assunto, mais uma vez, sob a minha ótica.
Agora começa a insanidade com data marcada pois a campanha só tem 45 dias de vida, ela termina no dia 30 de setembro, graças a Deus.
Um dos grandes méritos para esta eleição foi de “enxugar” ao máximo a campanha, ainda que saibamos que já tinha muita gente fazendo-a por vias transversas e há um bom tempo e acreditam que não tem ninguém olhando. O mal do malandro é achar que todo mundo é trouxa, lamento mas não somos, e muitos candidatos vão pagar o preço pela arrogância.
Outro grande mérito diz respeito ao financiamento de campanha, só pessoa física, recursos próprios e o fundo partidário (enorme aberração jurídica e financeira).
Mas 45 dias é muito ou é pouco tempo? Bem, esta eleição é que vai dizer. O que mais nos alegra é o fato de que este tempo para nós eleitores seja tempo até demais.
A LOUCURA ESTÁ NO AR, POR 45 DIAS, PELO MENOS!