Você viu a imagem acima? Ela mostra o resultado de uma cirurgia realizada por cientistas chineses na qual eles conseguiram transplantar a cabeça de um ratinho no corpo de outro — basicamente deixando o segundo rato com duas cabeças — com sucesso. O êxito do procedimento, aliás, não foi exatamente o de criar um animal ligeiramente perturbador, mas de evitar que os cérebros dos bichinhos sofressem danos durante a operação graças a uma técnica que poderá ser usada em transplantes de cabeça em humanos no futuro.Há vária matérias sobre a possibilidade de que os transplantes de cabeça se tornem realidade um dia, bem como sobre os desafios da realização de uma cirurgia desse tipo em humanos. Uma das — muitas — dificuldades são os danos neurológicos que poderiam ser ocasionados pela perda de sangue enquanto a cabeça do doador é conectada ao corpo do receptor.
Técnica promissora
De acordo com o pessoal do site Futurism, o experimento realizado pelo time de cirurgiões chineses consistiu em conectar a cabeça de um ratinho no corpo de um rato um pouco maior através de um procedimento que visava evitar que o cérebro do doador sofresse uma perda excessiva de sangue. Para isso, eles desenvolveram uma técnica na qual a circulação sanguínea foi mantida em andamento conectando os vasos sanguíneos do ratinho que doou a cabecinha aos de outro animal.
Vale destacar que, infelizmente, o animal com duas cabeças não sobreviveu por muito tempo. No entanto, esse nem era o objetivo da equipe, uma vez que ainda existem muitas questões científicas, técnicas e éticas que precisam ser solucionadas até que os transplantes de cabeça possam ser realizados em organismos vivos com segurança.
Pois evitar que o cérebro sofra danos neurológicos devido à perda excessiva de sangue é um dos muitos problemas que precisam ser resolvidos pelos cientistas. Assim, o experimento dos cirurgiões chineses foi considerado um grande passo adiante para que os transplantes de cabeça aconteçam no futuro.
Fonte: Futurism.com