Os serviços bancários seguem comprometidos na Bahia e região, devido a paralisação dos vigilantes que se iniciou no dia 24.05.2017 e se estende até hoje.
Fomos informados que hoje haverá uma reunião para definir as questões reivindicadas na paralisação, mas enquanto isso somente os caixas eletrônicos estão funcionando em algumas agências de Barreiras.
Em entrevista com o Diretor da Federação dos Bancários dos estados da Bahia e Sergipe e Coordenador dos Bancários do Oeste da Bahia Aderbal Batista Neves, os vigilantes tem uma pauta de reivindicação específica da categoria, o que ele nos informou é que enquanto sindicatos e trabalhadores eles sempre vão defender melhores condições de trabalho a todos.
“… Estamos dando total apoio a greve, pois é uma greve justa, isso já é fruto da terceirização dos bancos,antigamente os vigilantes eram funcionários dos bancos e passaram a ser terceirados, e isso vem trazendo consequências na categoria, um vigilante recebe hoje o valor de R$ 1002,00 um grande risco a sua vida para defender tantos patrimônios, enfrentando adversidades diárias como falta de segurança, Nós pedimos a compreensão da população, eles estão lutando por melhores condições de salário, de trabalho…”
No final da entrevista Aderbal disse que espera que na reunião que será realizada hoje 01.06.17 a categoria chegue a um consenso, mas o reajuste de apenas 1% sugerido não deve ser aceito pelos vigilantes.
Os Bancos não estão funcionando por que segundo a lei do Banco Central que rege o funcionamento dos bancos é obrigatório que tenha no mínimo três vigilantes em cada agência.