No dia 20/06/2017 a Associação dos Bombeiros Civis ABCOB, ocupou a Câmara de Vereadores de Barreiras para cobrar o cumprimento da Lei que regulariza a profissão do Bombeiro Civil no município. Hoje são  em torno de 300 associados.  No dia 20/06/2017 a Associação dos Bombeiros Civis ABCOB, ocupou a Câmara de Vereadores de Barreiras para cobrar o cumprimento da Lei que regulariza a profissão do Bombeiro Civil no município. Hoje são  em torno de 300 associados.  ABCOB é a única organização credenciada na região Oeste da Bahia apta junto ao 17º Grupamento do Bombeiro Militar, que cumpri todas as exigências que a Instrução Técnica 17/2016 do Bombeiro Militar cobra.O diretores salientam que não estão cobrando apenas a presença dos bombeiros nas festa, eles estão cobrando o cumprimento real da lei que conforme o Artigo 11 da Lei Municipal nº1,203 de 06 de abril de 2017:“É obrigatório a manutenção de uma unidade de combate a incêndio composta por bombeiro Civil nos seguintes estabelecimentos:I. Shopping Center;II. Casa de shows e espetáculos;III. Hipermercados/Supermercados;IV. Grandes lojas de departamentos;V. Campos universitários;VI. Empresa de grande porte instalada em imóvel com área superior a 3.000m2 (três mil metros quadrados);VII. Qualquer estabelecimento que receba concentração de pessoas em numero acima de 1.000(um mil) total ou transitoriamente.VIII. Qualquer estabelecimento de reunião pública educacional ou eventos em áreas publica ou privada que receba concentração de pessoas em numero acima de 1.000 (um mil) ou com circulação média de 1.500 (um mil e quinhentos) pessoas por dia.IX. Heliportos;X. Condôminos com área acima de 3000m2”.


Agora é espera o posicionamento dos Edis e do executivo quanto ao cumprimento da lei, haja vista que o município necessita cumprir também com a parte fiscalizadora, pois os estabelecimentos supracitados teriam 120 dias para adaptar-se a LEI, e como é observado estamos com mais de um ano de Lei homologada e nada de adaptação.

Em entrevista exclusiva ao site Mais Oeste Zito Barbosa disse ser a favor dos trabalhos dos Bombeiros Civis ,mas entende que eles tem que atuar em eventos e festas particulares, no caso do São João do Parque o prefeito disse também que é uma evento público e deve ter o apoio dos Bombeiros militares e não os Civis.

Comentário desabilitado.