Na manhã desta quinta-feira, 01 de março, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira dama, Marisete Bastos, da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, da secretária de educação, Cátia Alencar, do presidente da Câmara, Gilson Rodrigues, vereadores, equipe do governo e servidores da educação, entregou as primeiras três unidades educacionais totalmente reformadas à população de Barreiras. Emoção, alegria e homenagens, marcaram os atos de entrega das unidades escolares, o prefeito recebeu o carinho e abraço das crianças, que serão atendidas nesses novos ambientes escolares.
A primeira escola entregue foi a Escola Municipal Santa Luzia completamente repaginada. Um ambiente organizado, com nova estrutura, equipamentos adequados e melhores condições de acolhimento e aprendizado aos 500 estudantes que estão matriculados nesse ano letivo. Durante a solenidade, o estudante Bruno Marques de 11 anos ficou emocionado ao entregar a chave da escola ao prefeito Zito Barbosa, dizendo que aquele simples gesto simbolizava a gratidão de todos os estudantes pela nova escola.
“Hoje é um dia de emoção, orgulho, alegria e acima de tudo, confirmação de que estamos trabalhando para proporcionar o melhor à população de Barreiras. Vamos entregar as 32 escolas reformadas e climatizadas, com a certeza de estarmos cumprindo o compromisso assumido com nossa cidade. Nossa meta é ainda construir mais 10 novas escolas, no que certamente será o maior programa de construção de escolas da Bahia e desta forma promoveremos profundas mudanças na educação em nosso município”, expressou o prefeito Zito Barbosa, demonstrando sua emoção ao receber o abraço das crianças no pátio da escola.
Logo após, o prefeito Zito e sua comitiva se deslocaram para a Creche Municipal João Paulo II, cujas novas instalações também foram entregues à população. A unidade atende 230 crianças desde o berçário de 4 meses ao ensino maternal II com 4 anos. Espaço foi recuperado, com mobiliário colorido, brinquedoteca, rampas de acesso, nova fachada, pintura em todo prédio. A diretora Niedja agradeceu o empenho do prefeito e toda equipe de profissionais. “Agora sim, temos um espaço digno de creche para atender nossas crianças. O bairro Santa Luzia agradece, os pais agradecem e sabem da importância de um lugar preparado para receber seus filhos”, disse.
As entregas foram finalizadas no Cento Educacional Sagrado Coração de Jesus, que atende mais de 1200 jovens do ensino fundamental. Este ano, a unidade completa 30 anos de dedicação à formação educacional e recebeu como presente uma transformação na estrutura física, elétrica e hidráulica. A diretora Eunicia Almeida falou da importância da unidade como patrimônio público e agradeceu as mudanças, que agora atenderão melhor às expectativas do alunado.
“A emoção é muita grande, porque sinceramente estávamos preocupados com a segurança de nossos estudantes, com aquela estrutura elétrica comprometida. Os banheiros eram críticos, as salas, piso e forro estavam danificados. Agora temos uma nova realidade, voltamos a ser uma referência escolar, com nossa equipe de docentes incentivados, estudantes com a autoestima lá em cima, e um prédio totalmente altivo e pronto para atender a comunidade escolar”, disse a diretora Eunicia.
“São 32 escolas da sede e zona rural que estão passando por reformas estruturais. Todas estão ganhando uma nova fachada, portões de acesso, forro de pvc, piso tátil, banheiros, adaptações nas cozinhas e revestimentos, colocação de portas e janelas, e principalmente a climatização das salas. Na próxima semana, serão entregues mais prédios, inclusive na zona rural. O cuidado dessa gestão com a educação ficará marcado na história de Barreiras”, afirmou a secretária de educação Cátia Alencar.