Ex-presidente da AIBA, Odacil Ranzi, recebe Título de Cidadão Baiano

O empresário gaúcho Odacil Ranzi teve a sua trajetória de vida no Oeste da Bahia reconhecida e eternizada na manhã desta sexta-feira (11), ao receber da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Título de Cidadão Baiano, em sessão especial de outorga que contou com a presença de amigos, familiares e companheiros de luta pelo desenvolvimento agropecuário da região. A homenagem, de autoria do deputado Eduardo Salles (PP), marcou a história do empreendedor, que há 45 anos investe na produção de alimentos e apoia pequenos produtores rurais.

Em discurso emocionado, Eduardo Salles destacou o impacto do comprometimento de Ranzi no segmento agro da Bahia, e a transformação social viabilizada pelo trabalho incansável do homenageado. “Hoje é o dia em que temos a honra de receber nessa família dos baianos uma pessoa que tem uma história de vida muito importante, de associativismo, e cooperativismo, uma história de vida de serviços prestados à nossa Bahia. Hoje é um dia para lembrar a história de um dos heróis da resistência”, anunciou Salles, na abertura do pronunciamento.

Conforme ressaltou o proponente da sessão, Odacil Ranzi, além de ser um empresário de sucesso, veio para a Bahia com toda vontade e garra de ajudar o próximo. Segundo o parlamentar, Ranzi participou de inúmeras associações filantrópicas de produtores, e militou pelo empreendedorismo coletivo na agricultura e pecuária. Salles também fez leitura da biografia do homenageado, uma forma de enaltecer uma trajetória que provocou importantes mudanças em uma região, que hoje é de extrema relevância econômica para o Estado.

“Os primeiros anos foram muito difíceis, mas promissores. Paralelo à agricultura, Odacil comandou durante 22 anos a distribuidora de bebidas que abastecia a região. Mais uma vez antenado, passou a investir na fruticultura, com a plantação de banana no perímetro irrigado Nupeba, em Riachão das Neves. Mas os seus serviços prestados à sociedade civil também merecem destaque. Como tesoureiro da Comunidade de Placas, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barreiras, sócio-fundador da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (cooperfarms), onde também foi diretor financeiro e presidente”, prosseguiu Salles na leitura da extensa trajetória profissional.

Atualmente, segundo o deputado, Odacil Ranzi é diretor do Departamento do Agro na Câmara do Comércio Brasil/Portugal. O perfil empreendedor já havia lhe rendido outras homenagens, sendo reconhecido como uma das 100 personalidades responsáveis pelo crescimento de Barreiras no Centenário do município; o título de Barreirense; o diploma de honra ao mérito pela contribuição para a instalação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob); o título de associado do ano pela Câmara do Comércio do Brasil; e o título de Cidadão Honorário Anjiquense. Odacil Ranzi também presidiu a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) de 2021 a 2024, tempo em que pode dar importantes contribuições.

“Odacil Ranzi foi durante esses anos como presidente da Aiba um baluarte para que a gente pudesse estudar um grande aquífero, um grande rio subterrâneo no Oeste, que é o aquífero Urucuia. Esse aquífero está ali, muitas vezes subutilizado por que nós poderíamos ter uma área irrigada muito maior. À época, Odacil permitiu que fossem feitos estudos, juntamente com universidades, para sabermos quanto de água tem naquele subsolo, para que a gente possa ampliar. Nosso sonho é que a gente saia de 300 mil hectares irrigados no Oeste para um milhão de hectares, e com a condição de sustentabilidade”, contou Salles.

Além do proponente, subiu à tribuna para discursar o deputado federal João Leão (PP). Em breve análise do contexto atual que envolve o agronegócio e o meio ambiente, Leão criticou a burocracia para obtenção das licenças ambientais, mas destacou o sucesso do homenageado, que contribuiu para o crescimento da Região Oeste mesmo com entraves. “Essa sessão realmente trouxe uma grande oportunidade para esta Casa. Odacil é uma grande figura, um grande homem. Um homem que transformou a sua região”, disse.

IDENTIFICAÇÃO

Para o empresário Odacil Ranzi, que havia sido conduzido ao plenário Orlando Spínola pelos deputados Antonio Henrique Junior (PP) e Paulo Câmara (PSDB), a concessão do Título de Cidadão Baiano na manhã desta sexta-feira coroou a sua história de vida de luta pelo empreendedorismo no campo, e reconheceu a sua identificação com a Bahia. “Com o coração cheio de gratidão subo hoje a essa tribuna para agradecer com toda humildade a concessão do Título de Cidadão Baiano, um gesto que recebo não apenas como uma homenagem, mas como um símbolo de pertencimento, de acolhimento e de reconhecimento à trajetória que construí ao longo de 45 anos nesta terra tão generosa. Sou gaúcho de nascimento, é verdade, mas sou baiano de alma há muito tempo”, disse emocionado.

O título foi entregue ao homenageado pelas mãos da esposa Ediana, e das filhas Ana Carolina, Vanessa e Lívia, juntamente com os netos.

Participaram da sessão especial de outorga o deputado Paulo Câmara (PSDB); o ex-governador do Estado da Bahia, Paulo Souto; deputado federal João Leão (PP); deputado Antonio Henrique Junior (PP); a procuradora de Justiça, Marilene Pereira Mota, que representou o procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia; os irmãos do homenageado Léo Sérgio Ranzi, Alceu Ranzi e Pedro Ranzi; o chefe de gabinete Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), André Ferraro, que representou o governo do Estado, juntamente com o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária, Paulo Sérgio Menezes Luz; o executivo da Passo Fundo Agro, Janiel Marcos Eli; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sérgio Pedreira de Souza, representando o presidente da Fieb Carlos Henrique Passos.

BIOGRAFIA

Natural de Espumoso, no Rio Grande do Sul, Odacil Ranzi formou-se em técnico de contabilidade em 1972, e graduou-se em Economia pela Universidade de Passo Fundo, em 1977. Chegou ao Oeste da Bahia em 1980. Percebendo a vocação agrícola da região adquiriu uma propriedade rural na localidade de Placas, em Barreiras, onde fundou o Grupo Passo Fundo. Já cultivou arroz e soja, e introduziu a cultura do milho na Região Oeste. Atualmente, produz banana no perímetro irrigado Nupeba, em Riachão das Neves.

Entre muitos feitos, já foi vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barreiras, sócio-fundador da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms), e é diretor do Departamento do Agro da Câmara do Comércio Brasil/Portugal.

Fonte//ALBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima