Alunos do 3º, 4º e 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino em Barreiras participaram, ontem e hoje, do simulado para a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e Prova Brasil. Os simulados elaborados por profissionais da Secretaria Municipal de Educação visam antecipar a preparação dos estudantes para as avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) aplicadas no 3º, 5º e 9º ano.
Ao todo 6.109 alunos participaram do simulado, nas escolas da cidade as provas foram aplicadas na quarta-feira, 11. Já os estudantes da zona rural estão fazendo o simulado nesta quinta-feira, 12, durante todo o dia. Segundo a secretária de educação, Cátia Alencar, a partir do resultado será possível realizar um diagnóstico e criar indicadores da aprendizagem e qualidade do ensino ofertado.
“Os simulados são ferramentas utilizadas para medir o conhecimento dos alunos e ajudá-los a reforçar conteúdos ainda não fixados. Realizamos esses dois dias de simulados, com objetivo de incentivar os alunos a aplicarem todo o seu conhecimento curricular adquirido em sala de aula, de forma contextualizada e interdisciplinar. Esse simulado contribuirá com o desenvolvimento cognitivo e embasamento, pois no próximo ano, eles vão responder a prova da ANA e Brasil,”, explica a secretária de educação, Cátia Alencar.
Nos testes os estudantes responderam as questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
A partir das informações que serão tabuladas na Secretaria Municipal de Educação, poderão ser traçadas ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no município. “Os dados serão tabulados e avaliados pela equipe multidisciplinar, com intuito de reduzir as desigualdades existentes, e assim promover, por exemplo, a correção de distorções e dificuldades apontadas, melhorando o direcionamento dos recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias”, concluiu a secretária.
PROVA BRASIL – Segundo definição do Portal MEC, a Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Avaliação Nacional da Alfabetização – A ANA foi recentemente incorporada ao Saeb, em 2013, e produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Além do desempenho dos estudantes no teste, também é realizada uma análise das condições de escolaridade que eles tiveram (ou não) para desenvolver esses saberes.