“Quero que a grande marca do segundo mandato seja a área de Educação, com foco especial na inclusão da juventude”. A frase do governador e candidato à reeleição sintetiza a tônica do seu primeiro programa no Facebook, lançado ontem à noite (26), na página oficial. Em um bate-papo informal com sete jovens de origem social similar à do próprio governador, moradores da periferia, estudantes universitários e do ensino médio, Rui conta sobre os planos e propostas constantes no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), registrado no TRE-BA, de ações que priorizam a formação e geração de oportunidades para inclusão dos jovens.
Programas como o Primeiro Emprego, que beneficia egressos e estudantes da educação profissional e tecnológica, com melhores resultados, e já selecionou 6.350 jovens para postos em Salvador e municípios do interior. “Quem nasce na periferia não tem esse negócio de ter padrinho na vida, e o que pode fazer é se dedicar a estudar”, comenta Rui, antecipando que pretende levar o ensino profissionalizante para todas as escolas do estado. Também a certeza de ampliar o projeto Escola Cultural, que leva dança, música, teatro, audiovisual e literatura para as escolas, e já alcançou 85 unidades escolares da rede estadual, implementado em 15 cidades.
Entre os participantes do grupo que entrevista Rui sobre os mais diversos assuntos, um revelou como foi ajudado pelo trabalho do Corra pro Abraço. Também sob o pilar da arte e educação, o projeto que visa promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade. “Vamos levar o programa para o estado inteiro, ampliando assistência social em parcerias com as prefeituras”, assegura Rui. Entre momentos de descontração e de forte emoção, como quando conta sobre a morte da mãe, Rui ainda fala de política, saúde e gestão, mantendo o jeito simples de quem valoriza a origem humilde. “Fé em Deus e gostar de trabalhar”, assim o candidato a reeleição garante o sucesso das ações no próximo quadriênio.