Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) informaram que o ensino público municipal de Luís Eduardo Magalhães é o melhor do oeste da Bahia. De acordo com a avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a avaliação do município está entre as melhores do estado e é a mais positiva dos 14 municípios que compõem o território da Bacia do Rio Grande.
Em 2017, os alunos do 5º ano obtiveram a nota 5.5, superando a meta projetada que era de 5.3. Já os estudantes do 9º tiveram a avaliação 4.8, maior que os 4.5 estabelecidos pelo INEP.
Outro importante resultado foi na proficiência municipal, que avaliou a capacidade de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. As unidades de ensino municipais de Luís Eduardo Magalhães também obtiveram resultados expressivos e tiveram as melhores avaliações. Entre os alunos do 5º ano, a pontuação foi de 215,41 em Língua Portuguesa e 222,76 em Matemática. Entre os estudantes do 9º ano, 272,36 em Língua Portuguesa e 270,02 em Matemática.
“Os resultados do IDEB e a proficiência demonstram o comprometimento de toda a equipe pedagógica em busca de uma aprendizagem significativa, por meio de uma formação continuada eficiente. Este sucesso deve-se principalmente ao comprometimento dos grandes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem que são os professores”, comentou o secretário de Educação de Luís Eduardo Magalhães, professor Leandro dos Santos.
O prefeito Oziel Oliveira também comemorou os resultados. De acordo com o chefe do executivo municipal, o excelente desempenho dos alunos está sendo possível graças à qualificação profissional dos professores da rede municipal e do novo modelo de gestão em rede implementado desde o ano passado.
“A Educação de Luís Eduardo Magalhães passou por uma grande transformação e os resultados estão aí. Não tenho dúvidas de que a partir do ano que vem os resultados serão ainda mais expressivos”, destacou o prefeito.