A 2ª edição da Corrida do Algodão ocorreu no último sábado (29) na praça Albano Pedro Lauck, bairro Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Realizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), do Fundo para Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro) e da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a competição envolveu atletas profissionais e amadores, além de incluir crianças e cadeirantes, totalizando cerca de 1000 participantes.
“É um evento familiar e uma oportunidade que nós temos de estar participando mais do social e do local onde a gente vive, além de mostrar um pouquinho do que está envolvido no processo de produção da cadeia do algodão”, destaca o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato.
A idealizadora e organizadora da Corrida do Algodão, Alessandra Zanotto, diz que o evento nasceu para atender uma necessidade que a Abapa tinha: realizar uma atividade que envolvesse pessoas que não estão diretamente ligadas ao agronegócio, visando levar informações sobre a Associação para a população em geral. “Quando levei o projeto da corrida para a Associação, mostrei que já haviam sido realizadas algumas corridas noturnas em Luis Eduardo Magalhães e que poderíamos realizar o evento de forma grandiosa e exercendo o papel social que a Abapa tanto se preocupa, usufruindo principalmente da oportunidade de levar informações da Associação e do agro para a sociedade. A diretoria apoiou a ideia e então começamos o trabalho no ano passado com a primeira edição”.
A princípio, a ideia era de um evento bienal, porém, devido ao sucesso da primeira edição e ao pedido dos participantes, a Abapa resolveu tornar o eventual anual. “Cogitamos em não realizar a corrida este ano, e sim no próximo. Mas não só dentro da Associação, mas também fora dela, foram muitos os pedidos para que fosse realizada este ano. Acredito que é um projeto sem volta”, ressalta Zanotto.
Um aspecto importante da Corrida do Algodão é a participação das crianças. A categoria kids está presente desde a 1ª edição. ”A categoria kids é um sucesso, é uma forma de envolver os pais com os filhos, mostrar para as crianças a importância do esporte”, diz Zanotto. “Esse é o objetivo da Corrida do Algodão: aproximar a sociedade da Abapa, aproximar a sociedade do agro, a importância e a força que o agro tem para o município”, complementa.
Nufarm
A Nufarm, empresa australiana que mantém operações de fabricação e marketing em quatro continentes (Oceania, América, Europa e Ásia), comercializando com mais de 100 países e com forte atuação no Matopiba (acrônimo que faz referência à última fronteira agrícola do Brasil, composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foi uma das empresas patrocinadoras da 2ª edição da Corrida do Algodão.
“Para nós é uma honra participar de um evento dessa importância. A cotonicultura alavanca o agronegócio aqui no Oeste da Bahia e nós da Nufarm temos uma participação interessante, um portfólio muito forte na cultura do algodão. A nossa ideia é estar cada vez mais próximo dos produtores e da sociedade para conseguir mostrar as nossas soluções e as nossas alternativas para a cultura do algodão”, destaca Guilherme Rodrigues Carvalho, engenheiro agrônomo e diretor comercial da Nufarm.
Guilherme, que atualmente reside em Cuiabá (MT), também ressalta o lado social do evento. “A corrida de rua é algo que vem se destacando no Brasil porque é um esporte muito democrático, a pessoa precisa apenas de um tênis e a disposição para correr, a cidade precisa desse tipo de iniciativa, a população merece. A corrida à noite proporciona a família vir, se distrair, confraternizar, é uma cidade que as pessoas trabalham muito, então nada melhor que um momento desse para desestressar, conectar as pessoas, conectar as famílias e nada melhor do que fazer essa conexão praticando esporte”.
Germiliano Júnior, engenheiro agrônomo e coordenador de Trade Marketing da Nufarm, fala sobre a participação da empresa no evento. “A Nufarm apoia a difusão de tecnologia, mas também apoia a sociedade, apoia o esporte, por isso estamos participando deste belo evento e pretendemos estar presentes nas próximas edições”.
Ciaseeds
A Ciaseeds, multiplicadora das sementes de algodão TMG no Matopiba, também patrocinou a 2ª edição da Corrida do Algodão. Ismaile Sullivan, responsável pelo marketing da empresa, falou sobre o convite da Abapa e do envolvimento da Ciaseeds no evento. “A Abapa fez o convite pra gente e nós entramos de cabeça no evento, apoiando a questão social; trouxemos brindes, distribuímos toalhinhas para os atletas, é muito importante estar participando deste evento para mostrar para as pessoas que o algodão é mais do que roupa, o algodão é qualidade de vida. Não estamos interessados somente em eventos técnicos, mas também em eventos que englobam toda a sociedade, pessoas de todas as classes, é o que vale”.