O Programa Borboleta realizou na tarde da segunda-feira (28) no Hotel LG, um treinamento para os novos alunos do Núcleo de Soldados da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O treinamento teve como objetivo qualificar os novos policiais para o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica em Luís Eduardo Magalhães.
Alguns dos assuntos abordados durante a capacitação foram a postura policial frente a uma situação de violência contra a mulher; o funcionamento e os protocolos do Programa Borboleta; os diferentes tipos de violência doméstica; especificações da Lei Maria da Penha e o descumprimento de medidas protetivas de urgência.
De acordo com a coordenadora do Programa Borboleta, Flávia Rizkalla, a Polícia Civil em grande parte dos casos, é a primeira forma de atendimento às mulheres vítimas de violência e por isso é de fundamental importância que esse organismo esteja preparado para realizar esse primeiro acolhimento.
Também participaram do treinamento, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares; a diretora de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Sonia Portela; a psicóloga Deuziene Cruz; a assistente social Celestiana Rocha e a advogada Dayse Garcia.
Reunião com a OAB – Ainda na manhã da segunda-feira, a equipe do Programa Borboleta também realizou uma reunião com o presidente da OAB de Luís Eduardo Magalhães, Dr. Arthur Granich, objetivando firmar parcerias e realizar ações conjuntas para prevenir e coibir a violência doméstica no município.