João Carlos Martins é um dos maiores pianistas do mundo, o único a gravar toda obra de Bach, o clássico compositor alemão. Mas uma série de problemas afetaram os movimentos de suas mãos.

Após 23 cirurgias e muita superação para seguir em frente, ele finalmente decidiu se despedir do piano, antes de se submeter a uma nova operação, e fez sua última apresentação, tocando o instrumento, no palco do Fantástico. Anitta fez uma participação especial e cantou a música “Eu sei que vou te amar” ao lado do maestro.

O maestro teve três dedos atrofiados em uma partida de futebol. Uma pancada durante um assalto rompeu a ligação entre seu cérebro e sua mão direita. Os dois acontecimentos provocaram sequelas que fazem o maestro não esconder o sofrimento para dedilhar no piano. “Vai cortar alguns segmentos dos nervos e eu vou ficar com as duas mãos praticamente sem condições”, explicou ele.

“Fiz a cirurgia na mão direita, cortou o nervo. Só posso usar o polegar a às vezes esse dedo [indicador]. Na mão esquerda, esses três dedos são totalmente fechados, mas a dor foi tão grande que, finalmente, acertamos com os médicos para cortar o nervo. E eu me despeço”, afirmou João Carlos Martins no programa da Globo.

Comentário desabilitado.