A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na última segunda-feira (8) a aula inaugural dos cursos profissionalizantes gratuitos ligados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os estudantes inscritos nos cursos de Tratorista Agrícola e Mecânico de Motor a Diesel conheceram as instalações do Centro de Treinamento da Abapa, Parceiros da Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães, onde os cursos serão ministrados a partir do dia 29 de abril.
“Este momento foi fundamental para que os estudantes possam entender a importância desta oportunidade, levando ao maior compromisso e responsabilidade nas aulas e na execução das atividades”, explica o coordenador do CT, Douglas Fernandes. Eles também foram apresentados aos instrutores do curso e receberam um panorama geral das disciplinas e atividades que serão realizadas até a finalização do curso e a entrega do certificado de conclusão.
Com o objetivo de formar mão de obra qualificada para atuação no setor agrícola do Oeste da Bahia, as vagas dos cursos do Pronatec foram destinados para pessoas com idade entre 18 e 29 anos, e que estivessem desempregados ou que possuíssem uma renda familiar baixa. Os cursos profissionalizantes do Pronatec serão realizados pela Abapa por meio do CT, em parceria com a Secretaria de Educação da Bahia, Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Entusiasta do projeto, o presidente da Abapa, Júlio Busato, acredita que esta será a porta de entrada desses jovens no mercado de trabalho. “Por causa dessa capacitação técnica, tenho certeza que aqueles que se dedicaram e agarrarem a oportunidade vão conseguir um emprego dentro do setor agrícola garantindo renda para a sua família”, reforça ele, um dos interlocutores junto ao Governo do Estado para a vinda dos cursos do Pronatec para Luís Eduardo Magalhães.
Fonte//Assessoria de Imprensa Abapa