Com todas as vagas preenchidas, a Corrida do Algodão 2019 vai levar neste sábado (14) para as ruas de Luís Eduardo Magalhães um total de mil atletas profissionais e amadores que vão disputar em cinco categorias: 10 km e 5 km (masculino e feminino), Kids individual, kids com acompanhante, e Cadeirantes. Esta é a terceira edição consecutiva do evento organizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e já integra o calendário esportivo do Oeste da Bahia. A concentração será na Praça Albano Lauck, a partir das 16h. A primeira largada será, impreterivelmente às 17h30, com as crianças, adolescentes e cadeirantes que vão percorrer um trajeto de 800 metros. Os adultos, das categorias 5km e 10km, começam a disputa às 19h30.
A abertura oficial do evento será realizada às 19h e contará com a presença do presidente da Abapa, Júlio Cézar Cézar Busato, e pela diretora da entidade, e coordenadora geral do evento, Alessandra Zanotto. “Continuamos com a proposta do esporte ser o condutor da reunião de amigos, familiares e visitantes que virão para a praça para correr, torcer ou simplesmente ver o movimento e trazer os seus filhos. A prova será uma forma de integrar e incluir toda comunidade, por isso, o cuidado em trazer atrações para todos os públicos”, explica a coordenadora do evento, Alessandra Zanotto.
Será montada na Praça do Jardim Paraíso uma super estrutura para atletas com áreas de aquecimento e descanso, mesa de frutas e hidratação. A Corrida do Algodão vai contar com sinalização, segurança e pontos de hidratação ao longo de todo o percurso.
Além de ser um espaço da concentração e largada da Corrida do Algodão, a praça vai abrigar uma série de atividades e atrativos ligados à saúde e promoção do esporte e da atividade física, além de entretenimento para todos os públicos. As crianças, depois de participarem da Corrida, poderão brincar e participar de atividades em um espaço só para elas. O evento vai disponibilizar uma área de gastronomia com food trucks, e terá música com a dupla de Dj´s Lust e um show de encerramento com a banda do cantor Bosco Fernandes.
Entrega de kits
Até às 20h desta sexta-feira (13), os inscritos receberam o kit atleta, composto por camiseta oficial do evento, chip e número de peito, que devem ser utilizados de acordo com as instruções, para garantir a transparência e a lisura dos resultados, que serão eletronicamente computados. Não haverá entrega de kit no sábado (14), tampouco na hora do evento.
Como chegar
Para quem vem pela BR-020, o acesso ao bairro e ao local do evento, poderá acontecer pelas ruas Ibipitanga/ Ibitiara ou 31 de março. Com a largada e a concentração na Praça, as vias do entorno (ruas 1º de maio, Jorge Amado, 13 de maio e Burle Marx) serão fechadas a partir das 15h, sendo vedado o tráfego de veículos pelo local. Também serão temporariamente interrompidos, das 18h às 21h, o trânsito nas seguintes vias do Jardim Paraíso, por onde os atletas vão competir: Rua 21 de abril (entre a Jk e a Burle Marx), Burle Marx (entre 21 de abril e 1 de maio), Glauber Rocha (entre 21 de abril e 13 de maio) e 13 de maio (entre Jk e Burle Marx).
A competição é realizada pela Abapa com o apoio do Fundeagro, Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. O evento conta com o patrocínio da Agrosul – John Deere, Ciasseds, Nufarm, Sudotex, Unicot, Basf, Bayer, Canadian Solar, FMC, Mosaic, Alfatrans, CCAB Agro, Corteva, Cummins, Eisa Interagrícola, Ihara, Girassol Agrícola, Gotemburgo Volvo, L7Agro, Oeste Temper, Sementes Morinaga, Sicredi, Syngenta, Tecon Salvador, Tormaq, UPL do Brasil e Zanotto Cotton.
Assessoria de Imprensa da Abapa