Na última sexta-feira (20), enquanto combatia um incêndio que atinge a Serra do Mimo, em Barreiras, uma equipe do 17º Grupamento de Bombeiros Militar foi surpreendida por disparos de arma de fogo. A situação aconteceu na altura do bairro Jardim Europa, onde os militares trabalhavam desde as 5h. Pelo menos dez tiros foram efetuados em direção à guarnição.
Diante da situação, os bombeiros se abrigaram no alto da serra e solicitaram apoio da Polícia Militar. Nenhum deles ficou ferido. Guarnições da 84ª Companhia Independente de Polícia Militar foram até o local e, junto com os bombeiros, realizaram buscas pela mata, mas ninguém foi preso.
Sob a escolta da PM, a operação continuou no local até por volta das 14h. Depois disso, diante das novas circunstâncias, as equipes se reuniram para replanejar a ação.
O trabalho na Serra do Mimo foi retomado na madrugada do último sábado (21). Ao longo do dia, a equipe de florestais atuou no trecho do povoado de Riachinho, onde as chamas ameaçavam alcançar propriedades.