“As manchas de óleo são emergência, um grito, uma displicência absoluta com o planeta da gente”, disse a cantora Ivete Sangalo sobre o óleo que atinge o litoral nordestino. As manchas de óleo atingem o litoral da Bahia e dos outros estados nordestinos. O óleo chegou na Bahia, no dia 3 de outubro. No dia 14 deste mês, o estado decretou situação de emergência por conta da situação.
A cantora disse que tem uma relação íntima com a natureza e é algo que a inspira por isso, o alerta para o cuidado com o meio ambiente. “Toda nossa existência parte da existência da natureza. Quando a gente vê nosso litoral, nossas praias tão lindas, e esse dano, é triste. Era para ser algo hiper, mega alarmante. Era algo que estava sendo avisado [que aconteceria e chegaria à Bahia]”, disse.
Ivete ainda destacou que ela e a família costumam frequentar o litoral norte baiano, região bastante atingida pelo óleo. Neste mês, quando o óleo chegou à Bahia, o marido dela, o nutricionista Daniel Cady, convocou pessoas para um mutirão de limpeza nas praias do litoral norte.
“Não estamos cuidando de fato do que precisamos cuidar, da natureza. Lamentável ter um lado positivo nisso, que é pedir a sociedade ajuda. Nossa costa, nosso nordeste. É uma coisa nossa. Não podemos ficar nessa corrida insana pelo dinheiro, pelo poder”, falou.