No dia 25 de novembro aconteceu a formatura do curso PROERD Kids das turmas do 2º ano da Escola M. Antônio Bento de Freitas. No dia 03 de dezembro será a vez das turmas do 5º ano. A formatura contou com a presença da Fundação Paulo Machado e da Polícia Militar. O programa PROERD, patenteado pela PM, visa desenvolver um trabalho de prevenção ao consumo e dependência de drogas lícitas e ilícitas, de maneira que essas informações venham a contribuir no dia a dia dos alunos e da sociedade em geral, buscando trabalhar sistematicamente no sentido de uma ação preventiva ao uso de drogas entre adolescentes.
O crack atualmente é a droga mais destrutiva, pela facilidade de acesso e dependência rápida. Segundo o IBGE de 2010, 1,2% da população brasileira faz uso de crack, o que totaliza aproximadamente 2 milhões e meio de brasileiros, sem contar o consumo de maconha, cocaína, dentre outras. Uma das características da iniciação nas drogas é a sua faixa etária, que atinge adolescentes e jovens, a maioria em idade escolar.
A escola é parte da sociedade, e deve abordar o assunto nos seus espaços, muito embora os professores muitas vezes se sintam despreparados para isso. Ainda hoje, as escolas e lugares de educação trabalham muito isoladamente com ações de prevenção contra o uso de drogas por parte dos alunos, e na maioria das vezes não tratam como um tema pedagógico e continuado. Às vezes acontece uma palestra ou outra ação isolada que trata sobre o assunto, mas que não se desdobra no cotidiano. Sabendo que a escola tem o compromisso e dever de formar cidadãos participativos, questionadores e capazes de traçar soluções para os problemas, este assunto não pode ser algo que fuja do contexto escolar.
A importância do PROERD
Trabalhar a prevenção às drogas nas escolas não é um assunto fácil. Daí a importância da iniciativa do PROERD, representando uma aliança entre as escolas, a sociedade e a Polícia Militar. O mundo das drogas modifica toda a vida de uma pessoa, por isso existe essa necessidade de trabalhar a prevenção. Quanto mais cedo começar, acredita-se, mais cairão os índices de crianças e adolescentes que se tornam usuários. Quando falamos em prevenir, falamos em “evitar”, “dispor com antecipação, ou de sorte que evite dano ou mal”.
Outro ponto que chama a atenção é a atuação da Polícia Militar no ambiente escolar, trabalhando diretamente na educação. Por muito tempo apenas vista como órgão de repressão estatal, procura ter um novo papel, inovador e formador. Mas é importante lembrar que o problema das drogas também não deve ser um problema exclusivo da Polícia, mas de toda a sociedade.
CONTEÚDOS CURRICULARES (TEMAS)
Cada cartaz contém uma cena ilustrativa que enfoca um tema específico. Os temas abordados são:
1. Por que é mais seguro seguir instruções?
2. Por que é importante saber o que está acontecendo à sua volta?
3. Por que você não deve aceitar presentes nem caronas de estranhos ou de pessoas que você não conheça bem?
4. Para quem você deve telefonar em caso de emergência?
5. Por que você deve ficar perto dos seus amigos em locais públicos?
6. O que você deve fazer se não for buscado na hora combinada?
7. O que você deve fazer se encontrar uma arma?
8. Como você pode saber o que é seguro tocar, experimentar, cheirar ou comer?
9. Por que você não deve entrar na casa de uma pessoa que você não conheça bem?
10. Se estiver sozinho em casa e alguém telefonar ou bater à porta, o que você deve fazer?
11. O que você deve fazer caso se perca de seus pais durante um passeio ao shopping center ou a uma grande loja?
12. Por que é importante fazer com que as pessoas responsáveis por você saibam onde você está?
13. O que você deve fazer se alguém tentar tocá-lo de um jeito que você não gosta?
14. Quando as drogas podem ajudar e quando podem fazer mal?
15. De que maneira o tabaco, o álcool e outras drogas perigosas podem fazer mal?
16. Como você pode dizer não?
17. O que você sente?
18. O que você deve fazer quando sentir raiva?
19. O que fazer para evitar brigas?
20. O que as gangues fazem para prejudicar você e o seu bairro?