A semana não está sendo fácil para pais e responsáveis que vão matricular os filhos nas escolas estaduais da Bahia. Muitos estão tendo que dormir na fila para garantir uma vaga. Outro problema, que foi o principal motivos de reclamações, foi a lentidão do sistema.
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Secretaria de Educação do Estado, Manoel Calazans, falou sobre o problema e da prorrogação do prazo. “Nossas matrículas vão até dia 31 de janeiro para garantir que quem teve problemas não seja prejudicado. Inicialmente ficamos sem sistema na segunda-feira e os técnicos fizeram os ajustens necessários e ele já está funcionando normalmente”, disse ele.
O superintendente falou também que os responsáveis podem fazer as matrículas em qualquer escola da rede estadual sem necessariamenteser na escola que pretende que o estudante estude. “A escola é um posto matrícula que permite que o estudante tenha acesso a qualquer vaga no estado da Bahia”, disse Calazans.
Matrícula digital
A matrícula da rede estadual de ensino pode ser feita 100% online pelo aplicativo. O processo pode ser realizado pela internet, por meio do aplicativo SAC Digital ou próprio site do SAC.
Para realizar o cadastro, o estudante precisa acessar o SAC Digital (portal ou aplicativo) e clicar em “Cadastre-se” no menu principal. Em seguida, é só preencher um formulário. No campo “E-mail”, é necessário informar um e-mail que o usuário costuma acessar e que lembra a senha.
No final do cadastro, será necessário acessar o e-mail para ativar a conta no SAC Digital. A matrícula só poderá ser realizada mediante este cadastro.