A situação dos trabalhadores da Andrade Gutierrez que estavam em um acampamento entre os municípios de Buritirama e Pilão arcado, ganha cada vez mais a sensação de falta de planejamento e de cuidado das pessoas pela empresa Andrade Gutierrez que estavam na obra. Uma pessoa já morreu, outras quatro já teriam sido transferidas para outros locais fora da Bahia.
Trabalhadores que estariam infectados em Barreiras
Desde ontem que as redes sociais da cidade não param de falar que essas pessoas estariam em um local de Barreiras, hoje a prefeitura através da secretaria de saúde confirmaram a informação. São 16 pessoas que foram retiradas do acampamento que vem sofrendo desde que os casos de covid-19 começaram a ser confirmados
Nota da prefeitura na íntegra
Desde terça-feira (26), que a Vigilância Epidemiológica vem acompanhando trabalhadores da empresa Andrade Gutierrez supostamente infectados pela Covid-19, oriundos do município de Pilão Arcado que foram transferidos para o município de Barreiras em transporte particular da Empresa e que se encontram em isolamento domiciliar em um imóvel em Barreiras, contratado para esse fim pela mesma. Os 16 trabalhadores são assistidos por dois profissionais de saúde (um médico e uma técnica de enfermagem), contratados pela empresa para fazer o acompanhamento dos trabalhadores que passam bem, estão assintomáticos, em ambiente confortável e que possibilita o isolamento das pessoas em quartos separados e seguros.
Nessa quinta-feira (28), as equipes da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora – CEREST/Barreiras realizaram uma fiscalização em conjunto no local, seguindo os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde. O CEREST/Barreiras fará as fiscalizações necessárias para esclarecer as razões que levaram à empresa a promover o isolamento domiciliar dos trabalhadores em Barreiras, sem realizar as comunicações prévias a Autoridade Sanitária do Município.
A Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município seguirá realizando o monitoramento das pessoas e as condições sanitárias do imóvel, seguindo todos os protocolos necessários, inclusive com orientações que evite possível contágio, fazendo cumprir, obrigatoriamente, a quarentena e o pleno isolamento domiciliar, para promover à proteção a saúde da população de Barreiras.
Barreiras-BA, 28 de maio de 2020.