Foto//Divulgação
O PIX, sistema criado pelo Banco Central que vai permitir transações quase instantâneas, já vem sendo usado por golpistas contra os consumidores. Os criminosos estão aproveitando que as instituições financeiras já estão convidando os clientes para cadastrarem suas “chaves” no sistema para obter informações sigilosas e senhas, enganando os consumidores ao fazê-los se cadastrarem em um site falso.
Em muitos casos, a mensagem traz um link para supostamente fazer o pré-cadastro no PIX, mas leva a um site falso.
O Brasil está entre os cinco países com mais vítimas de phishing – golpe em que o criminoso engana a vítima para conseguir dados pessoais, como senhas de banco. Só de abril a junho, 13% dos usuários de internet no país acessaram pelo menos um link que direcionava para um site criminoso.
O chefe de Estrutura de Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Brandt, recomenda aos consumidores fazer o cadastro pelo aplicativo do banco de que já é cliente, ou pela página do próprio banco na internet, em ambiente logado. “Ali estarão as informações, todo o processo, de uma forma segura, em um ambiente totalmente seguro”, disse ele.
A dica é sempre é desconfiar de tudo e não sair clicando em links sem antes verificar se o e-mail realmente foi enviado pelo seu banco.