Foto//Shirley Stolze
O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, aponta mais uma vez os riscos das aglomerações de pessoas que estão ocorrendo em eventos de campanhas políticas, sobretudo no interior do estado. De acordo com ele, existem cidades que possuem um índice de até 7% de pessoas com casos ativos da covid-19 e que podem disseminar a doença para muitas outras.
Vilas-Boas também informa que, apesar de a Bahia ter registrado uma queda expressiva do número de casos em setembro, as taxas pararam de cair há cerca de 40 dias no estado.
“É uma total falta de compreensão da população nesse momento. Saímos de um momento de uma alta taxa de contágio, houve uma diminuição expressiva até o mês de setembro e de lá para cá estávamos vendo uma diminuição discreta, praticamente inexpressiva. Estamos estagiários há mais de 40 dias. Tivemos uma taxa de crescimento de 0,5%, não é uma negativa, é uma taxa positiva de casos ativos em toda Bahia. Existe um estoque de pessoas ativamente doentes, embora assintomáticas, transmitindo o vírus. Imagine ai essa situação de aglomeração política com essas pessoas transmitindo a doença”, disse o secretário.