Mutirão de limpeza em Barreiras retira 5 toneladas de lixo do Rio Grande

Barreiras encerrou neste sábado (13) às ações da Semana do Cerrado 2025 com um grande mutirão de limpeza do Rio Grande, um dos principais afluentes do Rio São Francisco e patrimônio natural do município. Pelo sétimo ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada, reuniu voluntários para retirar resíduos acumulados no entorno do Cais e do Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha.

O Rio Grande, que atravessa Barreiras e se encontra com o Rio São Francisco, é símbolo de vida, beleza e identidade para a cidade. Junto a ele, o Rio de Ondas, as cachoeiras e córregos completam um cenário que dá à capital do Oeste baiano o privilégio de ter a água como parte essencial da sua estrutura. Mas, apesar da sua importância, o Rio Grande ainda sofre com o impacto do descarte irregular de lixo. Nesta edição, cerca de cinco toneladas de entulhos foram removidas, incluindo sofás, colchões, televisores, celulares, bicicletas, pneus, garrafas de vidro, cadeiras e outros resíduos.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, destacou o simbolismo do mutirão no encerramento da Semana do Cerrado. Ele lembrou que, em anos anteriores, o volume de resíduos coletados chegava a números expressivos como no primeiro ano do mutirão, em 2017, quando a quantidade de resíduos retirados chegou a 48 toneladas. Desde então, o volume vem diminuindo gradativamente, reflexo de uma maior conscientização da população. No ano passado, foram coletadas 10 toneladas de lixo, e nesta edição, cinco toneladas, demonstrando que a mensagem de preservação começa a alcançar resultados.

“Com mais esse mutirão de limpeza do Rio Grande, encerramos as ações da Semana do Cerrado em nosso município, contando mais uma vez com parceiros do poder público, sociedade civil e setores empresariais. Esse projeto é sempre um momento de reflexão sobre o que fazemos com o Rio Grande, o maior patrimônio natural da Bahia, essencial para a vazão do Rio São Francisco. Nesta edição, a Prefeitura de Barreiras chama a atenção da população para a necessidade de cuidar e preservar ainda mais o nosso rio”, afirmou.

A ação envolveu barcos da Fiscalização Ambiental das Águas, mergulhadores do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Mergulho Amigos da Pesca, que percorreram áreas de difícil acesso para retirar resíduos submersos. Este ano, a mobilização contou ainda com a participação dos catadores de materiais recicláveis da Associação Nova Esperança, formada por trabalhadores do antigo lixão de Barreiras, por meio da parceria com a Recicla Bahia, que fizeram a coleta dos recicláveis.

Acompanhando de perto o trabalho, o prefeito Otoniel Teixeira e o vice-prefeito Túlio Viana agradeceram o empenho dos voluntários e reforçaram o compromisso da gestão com a preservação ambiental.

“O Rio Grande é nosso principal patrimônio natural, é responsável pela origem do Porto de São João das Barreiras, onde começou a nossa cidade. Ele nos oferece água, lazer, paisagens e nos conecta com o Velho Chico. Por isso precisa ser cuidado diariamente. Quero agradecer a cada parceiro e voluntário que se somou a esse esforço coletivo, que mostra o quanto é possível imprimir uma cultura de preservação, com união e responsabilidade. Preservar o Rio Grande é preservar a nossa cidade e garantir futuro para as próximas gerações”, afirmou o gestor municipal.

A mobilização contou com o apoio do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (4ºBEC), Corpo de Bombeiros, PrevFogo, Embasa, UFOB, Empresa MM, Master Reciclagem, Associação de Pescadores Artesanais da Bacia do Rio Grande, Grupo de Mergulho Amigos da Pesca, além de instituições parceiras como AIBA, ABAPA, Apolo Energia, Royal FIC, Caruso, AELO, Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia e Secretaria Municipal de Educação.

Dircom

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima