Foto//Reprodução
O feriado de Natal é na quinta-feira e muitas pessoas vão viajar para reunir com as famílias, mesmo sendo o recomendado cada um ficar em sua casa por causa da pandemia, e poderão precisar de alguns serviços nesses dias. Confira o que abre o fecha durante o feriado.
Bancos
As agências bancárias mudam de horário na quinta-feira (24) e não vão funcionar na sexta-feira (25), dia de Natal. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o calendário de atendimento será igual ao do ano passado. Ou seja:
24/12 – abertura de agências das 9h às 11h (em estados com horário oficial de Brasília) ou das 8h às 10h (para estados com diferença de 1 ou 2 horas em relação a Brasília)
25/12 – agências fechadas
26/12 e 27/12 – fechadas, por ser sábado e domingo
Mesmo durante o feriado, funcionam normalmente os canais alternativos de atendimento bancário, como aplicativos em celular, internet banking, caixas eletrônicos e telefone das centrais de atendimento dos
Correios
No dia 25, as agências dos Correios estarão fechadas e não haverá entrega de correspondências em todo o país. Para os demais dias da semana, o atendimento e as entregas serão normais.
Contas de água e luz
Quem tem contas de consumo (como água, luz, telefone) que vencem no feriado poderá quitá-las, sem acréscimo de juros ou multa, no dia 28 (primeiro dia útil após o feriado).
Comércio
A CDL Barreiras divulgou o horário sugerido para o funcionamento do comércio no município. Dia 24 abre até às 21h e no dia 25h será fechado.
Judiciário
O Supremo Tribunal Federal publicou uma portaria de sua Direção Geral (Portaria GDG nº 650) que estabeleceu os horários de atendimento ao público externo e os prazos processuais durante o período de recesso forense, que vai deste domingo (20/12) até 6 de janeiro. O documento também determinou que o horário nesta sexta-feira (18) será das 8h às 15h.
Segundo a portaria, haverá plantão judicial para recebimento de pedidos com risco imediato de perecimento do direito ao longo de todo o recesso, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.