Foto//Reprodução
Na noite desta terça-feira (23), o governador Rui Costa e o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, anunciaram durante o Papo Correria o início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino está programado para o dia 15 de março, de forma 100% remota. A volta do ensino presencial não tem data prevista e depende do cenário da pandemia na Bahia.
Estudantes da rede estadual serão matriculados automaticamente. O responsável pelo aluno não precisará ir até a escola, pois o ano é contínuo, onde serão cursados dois anos em um ano letivo. Porém, se o estudante desejar migrar de outra rede de ensino para a estadual, a matrícula poderá ser feita a partir do dia 5 de abril, para estudantes que não fazem parte da rede estadual.
O planejamento da Secretaria da Educação do Estado prevê a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula. Serão três fases de atividades escolares. Após a etapa 100% remota, será a vez da fase híbrida, com três dias da semana de aulas remotas e outros três de aulas presenciais e, por fim, a retomada das aulas 100% presenciais.
Durante o encontro virtual, Rui também anunciou a melhora do Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, que está internado com Covid-19, em Salvador. O gestor, que na segunda-feira (22) tinha ido para UTI, foi transferido para o quarto nesta terça.
Ainda durante a transmissão ao vivo, o governador falou sobre a possibilidade de adotar medidas mais rígidas, como o lockdown, para conter avanço da Covid-19. Segundo ele, há possibilidade, sim, de haver fechamento total.
“Se nada surtir resultado, nós vamos ampliando isso, chegando no limite a fechar tudo”, explicou.