Na próxima sexta-feira (26), às 19h30, o campus IX da UNEB em Barreiras será o cenário de uma das celebrações mais relevantes da cultura e do meio ambiente do Oeste da Bahia: o Prêmio Pequi de Ouro 2025. Em sua 8ª edição, o evento traz como tema “O Cerrado tem cara de mulher”, exaltando o papel fundamental das mulheres na defesa e valorização do bioma.
Com entrada gratuita, a cerimônia promete emocionar ao reconhecer histórias de luta, cuidado e resistência protagonizadas por mulheres que atuam pela preservação ambiental, pela valorização cultural e pela transformação social das comunidades do Cerrado.
Realizado pela Agência 10envolvimento, vinculada à ADES – Associação de Promoção do Desenvolvimento Solidário e Sustentável, o prêmio é apoiado por instituições de destaque como o Fundo Casa Socioambiental, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 e financiado pelo SEBRAE/BA.
A edição de 2025 homenageará mulheres de diferentes territórios e trajetórias, todas com contribuição significativa à preservação do Cerrado baiano e à resistência de seus povos:
- Aurenilde Aires dos Santos (Formosa do Rio Preto): pelo trabalho em defesa do artesanato e das mulheres geraizeiras.
- Denísia Rodrigues de Araújo (São Desidério): pela luta em defesa do Rio Grande e denúncia de projetos que ameaçam o bioma.
- Isaltina Guedes da Silva Gomes (Alto Rio Preto): agente de saúde e defensora do território geraizeiro nas comunidades de Gatos e Cacimbinha.
- Dra. Luciana Espinheira da Costa Khoury: promotora de Justiça atuante na proteção das comunidades tradicionais e do patrimônio natural.
- Rosivania Jesus Batista: cacica do povo Kiriri, referência na luta indígena no Oeste baiano.
- Grupo das Mulheres Quebradeiras de Coco de São Desidério: símbolo de resistência cultural, econômica e ambiental na Bacia do Rio Grande.
Além das homenagens, o evento será um grande encontro festivo e educativo. A programação inclui: Apresentações culturais, Exposições artísticas, Feira da sociobiodiversidade, Shows com Ciranda Embolada e Forró Quentim, Galinhada com pequi gratuita para todos os participantes.
O Prêmio Pequi de Ouro 2025 é mais do que uma premiação: é um espaço de reconhecimento, diálogo e celebração das identidades que brotam e resistem no Cerrado. Com foco no protagonismo feminino, o evento inspira e mobiliza em defesa de um bioma que pulsa força, memória e ancestralidade.
Serviço
Evento: Prêmio Pequi de Ouro 2025
Tema: “O Cerrado tem cara de mulher”
Data: Sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Hora: 19h30Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX – Barreiras
Entrada: Gratuita
Texto Osmar Ribeiro // Falabarreiras