Secretaria de Segurança de Barreiras alinha estratégias contra furtos de cabos de energia em reunião no CIST

Nesta segunda-feira (22), o Secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, ten. cel. Fábio Santana, reuniu representantes das forças de segurança de Barreiras no Centro Integrado de Segurança e Trânsito (CIST) para alinhar novas medidas de combate à onda de furtos de cabos e equipamentos de iluminação pública que vêm ocorrendo na cidade desde 2024.

A reunião contou com a presença do subsecretário José Luiz, do delegado titular da 1ª Delegacia Territorial, Mauro Borges, do major Harley (Rondesp), do major Rosário (83ª CIPM), do capitão Danilo (84ª CIPM), além do comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, e do gerente da Concessionária Ilumina Barreiras, Rafael Rodrigues.

Segundo o secretário Fábio Santana, a integração entre os diferentes órgãos de segurança tem sido fundamental para reduzir os prejuízos causados pelos furtos. “Esse é um trabalho coletivo. A Prefeitura e todas as forças de segurança do município estão unindo forças para enfrentar um problema que compromete a segurança e o bem-estar da população. Mais de 12 mil metros de cabos já foram furtados em Barreiras somente este ano, e mesmo com o endurecimento das penas trazido pela Lei Federal nº 14.811/2025, ainda temos o desafio de alcançar os receptadores desse material furtado. Como parte das medidas, vamos intensificar as rondas da Guarda Municipal e da Polícia Militar, ampliar as abordagens a suspeitos nas áreas mais afetadas e lançar uma campanha de conscientização na imprensa para que a população denuncie sempre que presenciar uma tentativa de furto”, destacou.

O delegado Mauro Borges lembrou que até o momento 16 pessoas já foram presas em operações conjuntas, mas que as investigações continuam para chegar aos receptadores. “A cadeia do crime não se sustenta apenas com os indivíduos que furtam esses materiais. Precisamos chegar aos compradores, e esse é o foco da nossa investigação”, reforçou.

Já o gerente da Ilumina Barreiras, Rafael Rodrigues, informou que os prejuízos com os furtos de cabos já giram em torno de meio milhão de reais. Ele relatou que somente na última sexta-feira as equipes da Concessionária concluíram uma reposição total nos trechos mais atingidos, como as BRs 242 e 135 e a Rodoviária Municipal. “Organizamos duas frentes de trabalho, cada uma com seis profissionais e caminhões equipados. Enquanto uma equipe atua na reposição dos cabos com fiação de alumínio, a outra realiza o concretamento das caixas de passagem, o que dificulta novos furtos, mas, ainda assim, é necessário que os responsáveis por esses prejuízos sejam alcançados e punidos”, explicou.

Na primeira semana de setembro, a Prefeitura acompanhou de perto a etapa de investigação conduzida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Peritos realizaram levantamentos em áreas atingidas, como a rotatória do bairro Vila Amorim, a BR-135, a Rodoviária Municipal e trechos da BR-242. O material coletado está sendo fundamental para comprovar a materialidade dos crimes e embasar a continuidade das investigações. Com a intensificação das ações integradas, a expectativa é que os furtos sejam gradualmente reduzidos, garantindo mais segurança à população e evitando novos prejuízos ao patrimônio público.

Dircom

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima