Foto//Dircom

Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou em Barreiras no início da noite dessa quarta-feira (02). Dando sequência ao esquema de vacinação no município, as 3.650 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, serão destinadas para aplicação da primeira dose que acontece no esquema Drive-thru nesta sexta-feira e no sábado, (04 e 05).

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Renata Queiroz, a vacinação segue critérios definidos pelo Ministério da Saúde e SESAB. Desta vez, serão vacinados no Posto de Vacinação Covid-19 do Parque Engenheiro Geraldo Rocha, na sexta-feira, os profissionais da Força de Segurança e Salvamento (policiais federais, militares, civis, bombeiros militares e civis e guardas municipais) e Forças Armadas com 25 anos acima, e Trabalhadores da Educação de 35 anos acima.

Já no sábado, serão vacinadas pessoas com comorbidades de 35 anos acima, pessoas com deficiência permanente de 18 anos acima e ainda caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo de 50 anos acima. Fazem parte também deste esquema de vacinação os moradores em situação de rua, cujas doses serão administradas pelas equipes da Secretaria de Saúde nos pontos de abrigamentos mantidos pelo Serviço Social do Município.

“A Prefeitura de Barreiras tem dado celeridade na aplicação das doses conforme disponibilizadas ao município. Nesta sexta-feira e no sábado estaremos novamente com as equipes de imunização da Secretaria de Saúde realizando a vacinação com a primeira dose contra a Covid-19 no Posto de Vacinação do Parque das 08 às 17h. No ato da vacinação, além dos documentos pessoais como RG ou CPF, cartão do SUS e de vacina, será necessário a apresentação do laudo ou relatório médico atestando a comorbidade e contracheque ou declaração confirmando o vínculo com a unidade escolar para os profissionais da educação”, pontuou Renata Queiroz.

Comorbidades que fazem parte do grupo de portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístula arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida e Cirrose hepática.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.