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Na manhã dessa quinta-feira (10), empreendedores do setor imobiliário, corretores e despachantes se reuniram com o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, membros da Diretoria de Tributos, Secretaria de Infraestrutura, Indústria Comércio e Serviços, e Departamento Jurídico para sanar dúvidas e discutir estratégias que darão celeridade aos encaminhamentos e solicitações feitos nos departamentos públicos municipais, principalmente neste período de pandemia.

Na oportunidade foi apresentado serviços antes realizados de forma presencial pela prefeitura que agora estão disponíveis online, podendo ser emitidos os seguintes documentos de arrecadação (DAM): Boletim de cadastro imobiliário; Declaração de avaliação de imóveis; Desdobro, cadastramento de condomínio, desmembramento de gleba, cadastro de imóvel urbano de origem rural; Revisão imobiliária; Teleobra; Transferência de Titularidade de Imobiliária e Vistoria para expedição de habite-se.

São ações importantes nesse momento de medidas restritivas impostas pelo novo coronavírus, promovem segurança sanitária e dão celeridade ao atendimento para a população e de modo especial ao setor imobiliário. “Precisamos unir a velocidade dos processos com a prudência da legislação. Sabemos que temos muito o que fazer ou ajustar, mas já estamos colhendo os primeiros resultados do Programa Empreenda Rápido Barreiras. Essa iniciativa vai facilitar a vida dos empreendedores e da nossa população”, destacou o vice-prefeito Emerson Cardoso.

De acordo com o diretor de tributos, Emerson Romeu, ainda é grande o número de pessoas que buscam o setor para serviços como emissão de certidões e documentos de arrecadação, que já estão disponíveis no portal https://barreiras.saatri.com.br/.

“Temos ainda uma dificuldade com parte dos documentos protocolados por e-mail, muitas vezes chegam com documentação incompleta, sem identificação ou sem especificação do serviço desejado. Ainda assim, continuamos efetuando as atividades dentro dos prazos estabelecidos pela administração e com a celeridade possível”, explicou o diretor.

Foi apresentado pelos representantes do setor imobiliário, a solicitação de autorização para corretores de imóveis assinarem na guia de ITIV, dispensando assim o reconhecimento de firma, e responsabilizando o profissional pelo ato. Em razão dessa demanda, foi elaborado modelo de guia eletrônica para preenchimento pelo canal de autoatendimento tributário com geração automática de DAM, que após a baixa do pagamento será possível a confirmação pelos cartórios. A pauta segue em análise para avaliação do suporte técnico do sistema de gestão de tributos.

Ainda segundo o vice-prefeito, a Prefeitura sempre foi parceira do segmento produtivo e continuará dialogando e facilitando a vida de quem deseja empreender e investir em nossa cidade.

*Dircom

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