Foto//Dircom

Através do Projeto Saúde Humanizada, a Prefeitura de Barreiras tem ofertado uma saúde de qualidade aos munícipes na cidade e na zona rural. Com uma cobertura atual de 77,1% da Atenção Básica, índice que era apenas de apenas 39% em 2017, a satisfação da população com a oferta dos serviços de saúde no município, foi constatada na última quinta-feira (08), em apresentação da equipe da Secretaria de Saúde e a partir de dados levantados pela Perfil Estatística.

Dentre os dados apresentados, o destaque foi para o combate à Covid-19, onde mais de 60% da população aprova as ações realizadas desde o início da pandemia no município. Já com relação ao sistema de vacinação implantado no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, cerca de 90% dos moradores aprovaram a iniciativa. Os investimentos na saúde são destaque entre as 82 obras apresentadas pela gestão municipal neste primeiro semestre do segundo mandato do prefeito Zito Barbosa, destas, 39 já foram concluídas, sendo 17 na zona rural, onde muitas comunidades receberam pela primeira vez, uma unidade de saúde.

Nestes seis meses a Prefeitura de Barreiras entregou novas estruturas de saúde, como: o Centro de Parto Normal, no bairro Jardim Ouro Branco; a Unidade de Saúde da Família Miltônio dos Santos Araújo, no Val da Boa Esperança; a Unidade de Saúde da Família Amadeu Rodrigues Pompeu, no Cerradão, e segue com a construção de novas Unidades de Saúde, no Km 30, Val do Teiú, Riachinho, e ainda nos Bairros Barreiras I, Boa Sorte, Morada da Lua de Cima e Cidade Nova, além do Ceproeste (CER II), no Bairro São Miguel.

“Ver essa evolução na saúde municipal deixa toda equipe motivada. Realizamos um trabalho que vai desde o atendimento de orientação até os atendimentos específicos com as equipes médicas e nos procedimentos cirúrgicos. A pandemia da Covid pegou todos de surpresa, mas através das ações positivas e parcerias com entidades, estamos superando mais essa fase. Nossa expectativa é melhorar ainda mais o atendimento e a oferta de serviços a todos”, destacou Melhisedec Neves, secretário de saúde.

Nos resultados alcançados pela Atenção Primária no 1º Quadrimestre de 2021, o destaque foi para as oficinas de alcance de metas dos indicadores do Previne Brasil, de correção das inconsistências e ampliação do cadastro dos profissionais que trabalham na linha de frente, também o monitoramento da produção realizada pelas equipes de saúde e a adesão ao Programa Saúde com Agente. Para o prefeito Zito Barbosa, esses importantes indicadores resultam nessa avaliação positiva na saúde do município.

“Nosso município é referência para mais de 36 outros municípios da macrorregião oeste, nosso desafio sempre foi promover uma saúde humanizada e de qualidade. Através dessas equipes que se doam diariamente, estamos conseguindo ofertar essa qualidade para os munícipes da cidade e do campo, porque entendemos que a saúde é um direito de todos. Pensando em Barreiras como a Cidade do Futuro, inteligente, sustentável e humana, nossas ações acontecem na saúde de maneira contínua, assim, foram inúmeras as unidades de saúde requalificadas, diversos serviços especializados implantados e continuamos construindo novos equipamentos. Recentemente entregamos o Posto de Vacinação Covid-19, o Centro de Triagem Covid-19 e o Covida – Atendimento Imediato Covid-19, todos no Parque Engenheiro Geraldo Rocha”, pontuou Zito Barbosa.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.