Foto//Dircom
Com o objetivo de conhecer o sistema de saúde oferecido em Barreiras para o combate e controle da Covid-19, uma equipe multiprofissional da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) foi recepcionada na última quarta-feira (28), pela subsecretária de Saúde Jamile Rodrigues e a coordenadora da Atenção Básica, Zaíra Vidal. Os profissionais estão na região com ações em quatro municípios cujo número de casos da doença foi considerado elevado. Barreiras foi escolhida apenas para uma visita de cortesia.
A equipe, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos fisioterapeutas e tradutores iniciou o roteiro pelo Parque Engenheiro Geraldo Rocha, onde estão instalados três equipamentos de enfrentamento à Covid-19: o Posto de Vacinação, o Centro de Triagem e o Atendimento Imediato (Covida). O encerramento foi no Pronto Atendimento Covid-19, no Hospital Municipal Eurico Dutra, com uma visita técnica a pacientes e leitos hospitalares.
“Eles nos procuraram para conhecer nossa estrutura e como está a condução dos trabalhos no enfrentamento da Covid-19 em nosso município”, explica a subsecretária Jamile Rodrigues. Ela diz que as equipes do MSF teceram muitos elogios em relação ao manejo dos pacientes e ao aporte destinado na luta contra o Coronavírus, em Barreiras. “Ficamos bastante felizes com o retorno que eles nos deram, são profissionais com ampla experiência no manejo da Covid, então, para nós é uma importante opinião”, destaca.
Da visita de cortesia renderam duas capacitações destinadas aos profissionais de Barreiras que atuam na linha de frente no enfrentamento ao Coronavírus. Na próxima quarta-feira (04), o treinamento, conduzido pelos Médicos Sem Fronteiras, será para agentes comunitários de saúde e na segunda-feira (09), para todos que integram as equipes multiprofissionais. Ambos serão durante os dois turnos, no auditório João do Biriba, na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas.
Dircom