As obras da rampa de acesso ao Rio Grande, no bairro Vila Dulce, seguem em ritmo intenso. Após a autorização dada pelo prefeito Otoniel Teixeira no início do mês, a equipe da Secretaria de Infraestrutura já concluiu as etapas de limpeza e avança na preparação da sub-base e base, do local, em seguida virão a instalação do meio-fio, a pavimentação em concreto e a implantação da sinalização horizontal e vertical, com previsão de conclusão nos próximos 20 a 30 dias.
A nova estrutura, será construída em concreto armado, na margem direita do Rio Grande e beneficiará diferentes segmentos — desde o Corpo de Bombeiros, que precisam acessar o rio com celeridade para abastecer os caminhões de combate a incêndio; as equipes da Infraestrutura e Meio Ambiente e Sustentabilidade que atuam com carros pipa, serviços de fiscalização e limpeza; pescadores; desportistas, assim como a Marinha do Brasil. O espaço, que já era utilizado por essas equipes, passará a oferecer melhor acesso com segurança.
Durante a autorização da obra, o prefeito Otoniel Teixeira destacou a importância da obra para a cidade. “Essa rampa vai garantir mais segurança e dinamismo para as equipes que precisam ter acesso rápido e seguro à margem do rio, como já acontece nos trabalhos dos mutirões de limpeza e carregamento de caminhões-pipa. Além disso, facilitará o acesso dos praticantes de esportes aquáticos, possibilitando mais opções de lazer e contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade”, ressaltou.
A comandante do 17º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente-coronel Rejane Dantas, também destacou o impacto positivo da obra. Segundo ela, o terreno irregular dificultava a atuação da corporação em operações de resgate e combate a incêndios. “Com a construção da rampa, o tempo de resposta em situações de emergência será reduzido e nosso trabalho ganhará mais agilidade e eficiência”, afirmou.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, Bruno Castro, os avanços da obra estão dentro do cronograma. “A expectativa é que, nas próximas semanas, o novo ponto de acesso ao Rio Grande esteja concluído e pronto para ser utilizado, fortalecendo ainda mais as ações de infraestrutura, segurança e lazer em Barreiras”, pontuou.
Dircom