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Item indispensável para quem tem uma ligação de água, o reservatório, mais conhecido como caixa d´água, ajuda a garantir o abastecimento mesmo em momentos de variação de pressão ou manutenção na rede pública distribuidora de água. Para alertar a população sobre a obrigatoriedade e importância do equipamento, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu uma sensibilização junto aos moradores da localidade da Baraúna, na zona rural de Barreiras. Por meio da entrega de material educativo, veiculação de mensagem de carro de som e visita aos imóveis foi demonstrada a importância de ter um reservatório, dimensionado para atender a demanda de consumo de todos os ocupantes do imóvel, e também da limpeza regular do equipamento, garantindo que a qualidade da água fornecida pela Embasa se mantenha.

Moradora há 49 anos da Baraúna, Josefa de Oliveira Porto, explica que é importante ter um reservatório para não faltar água. “Muitas vezes temos vizinhos que não têm caixa d´água e acabamos oferecendo um pouco quando tem algum tipo de problema”, explica. Ao receber o panfleto de orientação, Railane Ferreira Reinaldo, reforça que essa mobilização é importante para que os demais moradores, assim como ela, possam instalar o equipamento. “Quem não teve, sabe o quanto é bom ter água tratada, porque a gente utiliza sem medo, principalmente para beber e cozinhar. Por isto, temos que cuidar para ter sempre. A caixa d’água ajuda muito nisto”, afirma.

Apesar das recomendações ao cliente desde a solicitação de uma nova ligação, o gerente da Embasa em Barreiras, Ubirajara Amorim, explica que muitos moradores, principalmente da zona rural, não têm o reservatório instalado no imóvel. “Mesmo com nossas equipes trabalhando 24 horas para manter a operação do sistema, há casos de oscilação de energia, panes em equipamentos ou rompimentos da tubulação, que nos forçam a interromper o abastecimento. Recentemente, tivemos um trecho grande da rede que leva água para a Baraúna danificada por um incêndio. Outro problema são as ligações clandestinas ao longo da rede que, aos poucos, vão reduzindo a oferta, prejudicando quem paga e usa corretamente o serviço. Por isto, o reservatório é fundamental para que a população assegure um abastecimento mínimo até que os nossos técnicos possam solucionar este tipo de problema”, afirma.

Atendimento – Para solucionar qualquer interrupção do abastecimento, a Embasa recomenda que a população, em posse do número da matrícula, informe imediatamente a ocorrência pelos canais de atendimento da Embasa: teleatendimento 0800 0555 195, WhatsApp (71) 9.97170999, Agência Virtual (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) e App Embasa. Em Barreiras, o atendimento presencial vem ocorrendo no SAC, somente mediante agendamento prévio pelo site www.sacdigital.ba.gov.br.

Assessoria de Comunicação da Embasa

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